Edit Template

Mau tempo continua hoje e amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos para os próximos dois dias, para as ilhas dos grupos Oriental e Central dos Açores, devido às previsões de vento e agitação marítima.
Ontem, em várias ilhas choveu granizo, com trovoadas e relâmpagos, nomeadamente na ilha de S. Miguel.
Em comunicado, o IPMA esclarece que as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) vão estar sob aviso amarelo entre as 17h de hoje e as 5h de quinta-feira, devido ao vento (direção de noroeste, rodando para norte) e à agitação marítima (ondas de norte).
As ilhas do grupo central dos Açores (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) vão também estar sob aviso amarelo entre as 14h locais de quarta-feira e as 2h de quinta-feira, devido à agitação marítima e ao vento.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha também alertaram para “um agravamento considerável” das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores, nos próximos dois dias.
Em comunicado, as duas entidades referem que as previsões indicam que a agitação marítima “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante norte, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de 11 metros, com um período médio a variar entre os nove e os 12 segundos”.
São ainda esperados ventos provenientes de norte-nordeste, com uma intensidade média de até 65km/h [quilómetros/hora] e rajadas até 117km/h.

Edit Template
Notícias Recentes
P. Delgada lidera procura de casa por estrangeiros fora da Europa
Especialistas internacionais defendem moratória de 10 a 15 anos para mineração do mar profundo
Tudo o que precisa saber sobre o novo subsídio de mobilidade - Passagens mais baratas para o Continente e Madeira a partir de hoje
Semana da Páscoa com menos chuva mas frio vai manter-se
“Estamos com equidade a desenvolver o território dos Açores”, frisa José Manuel Bolieiro
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores