Edit Template

Centro de Intervenção Social na Lagoa para dar resposta às dependências

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, reuniu com o Director Regional de Prevenção e Combate às Dependências, Pedro Fins, para articularem, uma estratégia conjunta de intervenção de prevenção no concelho, assim como de intervenção junto dos munícipes com comportamentos aditivos e apoio às suas famílias.
A Câmara Municipal de Lagoa, através da associação ARRISCA, realizou um diagnóstico, onde foram caracterizados os factores de risco, incidência, respostas, projectos e as substâncias com maior consumo nas cinco freguesias do concelho, bem como foram delineadas as principais orientações de intervenção neste âmbito.
Na ocasião, segundo nota da autarquia, Frederico Sousa revelou a importância da implementação, pelo município, do Centro de Intervenção Social na Lagoa, de forma a criar respostas sistémicas, que vão ao encontro dos principais eixos de intervenção na área dos comportamentos aditivos e das dependências, nomeadamente no que diz respeito à prevenção, apoio ao tratamento, reinserção e redução de riscos e minimização de danos.
Neste âmbito, o Presidente reforçou, ainda, o trabalho já desenvolvido nesta área pelo município, com cada vez maior proximidade às famílias lagoenses, sendo que este é um trabalho que tem de envolver todas as entidades, nomeadamente, os departamentos governamentais com competência na área da saúde e da solidariedade social na Região.
A reunião serviu, também, para compreender todo o sistema de referenciação para tratamento em comunidades terapêuticas e possibilitar respostas mais rápidas e uma articulação mais eficaz entre as entidades com competência nesta matéria.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores