Depois das apresentações em várias cidades do continente, da presença na Feira do Livro de Lisboa e da elogiada participação no Festival MED 2025, o poeta algarvio Nero apresenta o seu novo livro “Akbar — Lunário Poético duma Alma ainda Árabe”, pela primeira vez, nos Açores, em São Miguel. Será no próximo dia 28 de Julho (2ª feira), pelas 18h00, no Museu Municipal da Ribeira Grande, evento organizado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Nero estará à conversa com o poeta açoriano Vítor Teves, onde se abordará a obra e o percurso do poeta, da poesia e da literatura no geral. O evento conta ainda com sessão de autógrafos, nos livros ou em postais a oferecer.
Natural de Silves, Nero (também professor de Português e de Literatura Portuguesa) tem-se destacado no panorama literário nacional. Depois da epopeia fantástica “Oceano – O Reino das Águas” (2021) e do poemário de raízes autobiográficas “Telúria” (2023), lança, agora, um livro inspirado na herança árabe pela Península Ibérica. Espécie de almanaque espiritual, o novo livro viaja às origens e à expansão da fé islâmica, numa toada simbólica e mística, em quarto crescente; celebra, com fervor popular, a expansão árabe pela Ibéria, em plenilúnio; recupera o tom épico, recriando episódios históricos da queda, em quarto minguante; propõe, em quiasmo, o diálogo e o silêncio como instrumentos essenciais ao perdão, ao convívio e à tolerância, de que se farão as luas novas de qualquer idade, ao mesmo tempo que lapida influências do sufismo, nos quatro interstícios que antecedem ou sucedem cada lunação, meditando sobre as razões de deus e dos Homens.