“Emprego e Sindicalismo em transição” é o tema do X Congresso Regional dos TSD/Açores que vai decorrer em Ponta Delgada.
Durante dois dias, a 19 e 20 de Setembro, cerca de 100 congressistas vão debater a situação laboral e sindical dos Açores e reflectir sobre os desafios que se colocam aos trabalhadores, num tempo marcado por profundas transformações no mundo do trabalho.
Segundo aquela estrutura autónoma do PSD, “a digitalização, a economia de plataformas, a automação, a flexibilização dos vínculos e as mudanças na legislação laboral impõem novos desafios à representação política e à organização dos trabalhadores”.
“Os Açores”, lembram os TSD, “têm actualmente a maior população empregada de sempre e um nível de desemprego quase residual, o segundo mais baixo do país, mas importa também assegurar dignidade, ou seja, vínculos estáveis e remuneração justa”.
Joaquim Machado, actual presidente dos TSD/Açores anunciou que se recandidata a mais um mandato e será o primeiro subscritor da moção de estratégia que tem precisamente por tema “Emprego e Sindicalismo em transição”.
O objectivo, diz o dirigente social-democrata, é que o congresso contribua “para promover o diálogo entre diferentes sectores da sociedade e construir uma agenda propositiva, apostada na defesa de condições dignas de trabalho, protecção social e inclusão produtiva”.
De acordo com o regulamento do Congresso, a apresentação de moções de estratégia política e sindical pode ser efectuada até ao dia 9 de Setembro, data também limite para a apresentação de propostas de alteração aos estatutos regionais.
O X Congresso Regional dos TSD/Açores contará com a participação de 82 delegados de todas as ilhas, aos quais se juntam ainda os dirigentes sindicais inscritos nesta organização. A eleição de delegados decorre até 30 de Agosto.