Edit Template

Turismo de Natureza vai ter Índice de Sustentabilidade a partir de 2026

A Portugal Outdoor Alliance (POA), em parceria com a Nature Based Living, vai lançar em Junho do próximo ano, o Índice de Sustentabilidade, projecto que e visa avaliar o impacto das actividades de Turismo de Natureza no ambiente e nas comunidades locais.
Financiado pela União Europeia, Índice de Sustentabilidade tem como objectivo permitir que os turistas possam fazer escolhas mais conscientes no momento de decidirem a sua viagem, “comparando facilmente o impacto ambiental e social entre diferentes operadores”, explica o promotor POA, uma aliança de empresas de Turismo de Natureza a operar em Portugal. Além disso, irá também permitir que as empresas de turismo ganhem uma maior consciência da sua pegada e entendam melhor o que os clientes realmente procuram, o que os ajudará a criar mais facilmente programas que minimizem impactos e maximizem valor, sublinha a POA em nota de imprensa.
Segundo a Portugal Outdoor Alliance, que tem como membros a Ytravel, a Proactivetur, ComunicAir e Portugal Green Walks, o Índice de Sustentabilidade “irá quantificar o impacto ambiental real de cada experiência, começando pelas emissões de carbono. Por exemplo, serão avaliadas quantas toneladas de carbono é que uma caminhada ou passeio de bicicleta geram, considerando transporte, alojamento e outros factores”.
Os resultados do projecto serão apresentados de forma simples e visual, garantindo leitura e compreensão fáceis, e permitindo que os visitantes comparem rapidamente diferentes experiências e operadores para, deste modo, poderem tomar decisões informadas, e escolher as experiências mais alinhadas com os seus valores e com o compromisso com a sustentabilidade”. O Índice será lançado em Junho de 2026, em três etapas: Aplicar a metodologia para medir todas as emissões de gases com efeito de estufa obrigatórias ao abrigo do Protocolo de Quioto; alargar a outros indicadores ambientais (água, plástico, biodiversidade) e incluir impactos sociais e económicos, com base nos resultados da Fase 1, e comunicar todas estas informações de forma clara e acessível.
Inicialmente concebido para ser adoptado por empresas parceiras da POA, o Índice tem agora a ambição de crescer e está aberto a todos os que partilhem a visão de sustentabilidade das empresas fundadoras.

Edit Template
Notícias Recentes
Teleconsultas sobem para 19 969 em 2025 e mudam padrão de procura nas Unidades de Saúde de Ilha
Açores 2030 prevê 22 avisos em 2026 com 114,35 milhões de euros para apoiar projectos na Região
Portuguesa VisionWare leva Cibersegurança à Universidade dos Açores
Programa LEADER atinge execução de 42 milhões de eurose reforça apoio ao investimento rural, afirma António Ventura
Governo da República prepara medidas para valorizar a calçada portuguesa e Ponta Delgada integra candidatura à UNESCO
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores