Edit Template

Turismo de Natureza vai ter Índice de Sustentabilidade a partir de 2026

A Portugal Outdoor Alliance (POA), em parceria com a Nature Based Living, vai lançar em Junho do próximo ano, o Índice de Sustentabilidade, projecto que e visa avaliar o impacto das actividades de Turismo de Natureza no ambiente e nas comunidades locais.
Financiado pela União Europeia, Índice de Sustentabilidade tem como objectivo permitir que os turistas possam fazer escolhas mais conscientes no momento de decidirem a sua viagem, “comparando facilmente o impacto ambiental e social entre diferentes operadores”, explica o promotor POA, uma aliança de empresas de Turismo de Natureza a operar em Portugal. Além disso, irá também permitir que as empresas de turismo ganhem uma maior consciência da sua pegada e entendam melhor o que os clientes realmente procuram, o que os ajudará a criar mais facilmente programas que minimizem impactos e maximizem valor, sublinha a POA em nota de imprensa.
Segundo a Portugal Outdoor Alliance, que tem como membros a Ytravel, a Proactivetur, ComunicAir e Portugal Green Walks, o Índice de Sustentabilidade “irá quantificar o impacto ambiental real de cada experiência, começando pelas emissões de carbono. Por exemplo, serão avaliadas quantas toneladas de carbono é que uma caminhada ou passeio de bicicleta geram, considerando transporte, alojamento e outros factores”.
Os resultados do projecto serão apresentados de forma simples e visual, garantindo leitura e compreensão fáceis, e permitindo que os visitantes comparem rapidamente diferentes experiências e operadores para, deste modo, poderem tomar decisões informadas, e escolher as experiências mais alinhadas com os seus valores e com o compromisso com a sustentabilidade”. O Índice será lançado em Junho de 2026, em três etapas: Aplicar a metodologia para medir todas as emissões de gases com efeito de estufa obrigatórias ao abrigo do Protocolo de Quioto; alargar a outros indicadores ambientais (água, plástico, biodiversidade) e incluir impactos sociais e económicos, com base nos resultados da Fase 1, e comunicar todas estas informações de forma clara e acessível.
Inicialmente concebido para ser adoptado por empresas parceiras da POA, o Índice tem agora a ambição de crescer e está aberto a todos os que partilhem a visão de sustentabilidade das empresas fundadoras.

Edit Template
Notícias Recentes
Residentes destacam pontos positivos e negativos no turismo, mostrando-se preocupados com a subida de preços das casas
Aeroporto de Ponta Delgada com mais 808 mil desembarques no segundo trimestre, mas abaixo da media nacional
Turismo de Natureza vai ter Índice de Sustentabilidade a partir de 2026
Adaptação de regime de transporte em táxi vai tornar actividade mais atractiva e sustentável, realça Berta Cabral
Preços sobem 1,95% na Região, mantendo-se abaixo dos 2,76% do país
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores