Edit Template

Paróquia do Bom Jesus define prioridades pastorais em Conselho Pastoral

O Conselho Pastoral de Rabo de Peixe, a maior paróquia dos Açores, na ilha de São Miguel, quer criar um grupo de jovens e reforçar a formação dos catequistas envolvendo mais as famílias, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores, depois da reunião que teve lugar no passado dia 19 de Setembro.
“Durante o encontro, destacou-se o tripé essencial da vida paroquial — Evangelização, Liturgia e Caridade — como pilares para fortalecer a fé e a acção. Das partilhas feitas pelos diversos grupos e movimentos, surgiram três grandes prioridades pastorais”, sublinha a nota enviada pelo novo pároco, padre Marco Luciano Carvalho.
Num encontro marcado pela oração, reflexão e partilha sobre o futuro da comunidade, inspirados pela escuta de Deus, da Igreja e dos irmãos, os participantes sublinharam que a paróquia deve ser uma “comunidade de comunidades”, caminhando unida na missão.
A criação de um Grupo de Jovens, o incentivo à formação de um Grupo de Acólitos, ambos como “espaços de oração, amizade e missão”, os encontros mensais comuns para promover unidade e aprofundamento espiritual e o reforço da formação dos catequistas e maior envolvimento das famílias, sublinhando a importância da participação na Eucaristia dominical, são algumas das dinâmicas que a paróquia vai procurar desenvolver.
“Os desafios são muitos, mas temos uma comunidade generosa, capaz de transformar dificuldades em oportunidades e de ser sempre parte da solução, nunca do problema”, refere a nota.
A vila de Rabo de Peixe começou esta terça-feira a preparação para a festa de Nossa Senhora do Rosário.
Com o tema “Famílias com raízes de Fé e ramos de Esperança!”, a comunidade da Vila de Rabo de Peixe prepara-se para viver intensamente a Festa de Nossa Senhora do Rosário 2025.
O programa religioso estende-se entre os dias 30 de Setembro e 7 de Outubro, data do encerramento com Missa Solene, a tradicional “Cantata a Maria” e espectáculo de fogo de artifício.
Ao longo dos dias, haverá momentos dedicados às famílias, como o Dia dos Filhos, dos Pais e dos Avós, além do Dia do Doente e do Dia do Emigrante. Entre missas, procissões, adorações e bênçãos, a festa contará com a participação de diversos grupos paroquiais e movimentos da comunidade. O ponto alto será a solene procissão de Nossa Senhora do Rosário, marcada para 5 de Outubro, Domingo à tarde, reunindo fiéis em devoção e celebração.

Edit Template
Notícias Recentes
Cancro representa cerca de um quarto das mortes nos Açores
Arranca no HDES a primeira edição do programa Revolução da Longevidade
Câmara da Ribeira Grande lança concurso para a requalificação da envolvente ao Monte Verde
Transinsular apresenta nova identidade visual e “reforça compromisso de qualidade na logística marítima”
Lançado concurso público para a requalificação da zona norte da baía de Santa Cruz
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores