Edit Template

Paróquia do Bom Jesus define prioridades pastorais em Conselho Pastoral

O Conselho Pastoral de Rabo de Peixe, a maior paróquia dos Açores, na ilha de São Miguel, quer criar um grupo de jovens e reforçar a formação dos catequistas envolvendo mais as famílias, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores, depois da reunião que teve lugar no passado dia 19 de Setembro.
“Durante o encontro, destacou-se o tripé essencial da vida paroquial — Evangelização, Liturgia e Caridade — como pilares para fortalecer a fé e a acção. Das partilhas feitas pelos diversos grupos e movimentos, surgiram três grandes prioridades pastorais”, sublinha a nota enviada pelo novo pároco, padre Marco Luciano Carvalho.
Num encontro marcado pela oração, reflexão e partilha sobre o futuro da comunidade, inspirados pela escuta de Deus, da Igreja e dos irmãos, os participantes sublinharam que a paróquia deve ser uma “comunidade de comunidades”, caminhando unida na missão.
A criação de um Grupo de Jovens, o incentivo à formação de um Grupo de Acólitos, ambos como “espaços de oração, amizade e missão”, os encontros mensais comuns para promover unidade e aprofundamento espiritual e o reforço da formação dos catequistas e maior envolvimento das famílias, sublinhando a importância da participação na Eucaristia dominical, são algumas das dinâmicas que a paróquia vai procurar desenvolver.
“Os desafios são muitos, mas temos uma comunidade generosa, capaz de transformar dificuldades em oportunidades e de ser sempre parte da solução, nunca do problema”, refere a nota.
A vila de Rabo de Peixe começou esta terça-feira a preparação para a festa de Nossa Senhora do Rosário.
Com o tema “Famílias com raízes de Fé e ramos de Esperança!”, a comunidade da Vila de Rabo de Peixe prepara-se para viver intensamente a Festa de Nossa Senhora do Rosário 2025.
O programa religioso estende-se entre os dias 30 de Setembro e 7 de Outubro, data do encerramento com Missa Solene, a tradicional “Cantata a Maria” e espectáculo de fogo de artifício.
Ao longo dos dias, haverá momentos dedicados às famílias, como o Dia dos Filhos, dos Pais e dos Avós, além do Dia do Doente e do Dia do Emigrante. Entre missas, procissões, adorações e bênçãos, a festa contará com a participação de diversos grupos paroquiais e movimentos da comunidade. O ponto alto será a solene procissão de Nossa Senhora do Rosário, marcada para 5 de Outubro, Domingo à tarde, reunindo fiéis em devoção e celebração.

Edit Template
Notícias Recentes
Diário dos Açores: 156 a relatar a história dos Açores, dos açorianos e do Mundo - “O seu valor histórico documental é enorme e incontornável pela consistência da cobertura diária do pulsar dos acontecimentos nos Açores”
Taxa de desemprego recua em termos homólogos, mas cresce face ao trimestre anterior
Governo sublinha “importância estratégica” do Protocolo com a Portugal Space
Aprovadas novas tabelas de retenção na fonte do IRS para residentes nos Açores em 2026
Investimento de empresas candidatado ao IFIC-Açores supera os 252 milhões de euros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores