Paralelamente ao Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo, por proposta da Direcção Regional da Cultura e com o seu apoio, a Associação Cultural Angrajazz levou a efeito, pela primeira vez em 2017, um evento a que chamou Jazz na Rua / Angrajazz, e que teve como objectivo principal levar o jazz à cidade. Para além do apoio da Direcção Regional da Cultura, a edição deste ano conta também com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Este ano o Jazz na Rua vai para a sua oitava edição e decorrerá entre os dias 26 de Setembro e 4 de Outubro. Constará de 9 concertos que se realizarão em vários locais da cidade de Angra, incluindo um restaurante, bares, a Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro e também de duas acções de divulgação destinada a alunos das duas escolas secundárias da cidade e uma outra acção de formação (masterclass) dedicada a músicos, primordialmente das filarmónicas da ilha.
A fórmula escolhida foi a de quatro grupos musicais / nove concertos, com cada um dos grupos a tocar em sítios diferentes dos outros grupos. Os concertos realizar-se-ão às 18h00, com excepção de um que se realizará às 22h00 do dia 4 de Outubro no Porta 42, seguido de Jam Session.
Assim, hoje, no Verde Maçã Café actua o Bruno Sebastien Quartet. Foi criado em 2023 com o intuito de acrescentar variedade e valor ao panorama jazzístico dos Açores, explorando a sonoridade única, e com muita tradição, do vibrafone.
A formação integra elementos com experiência e formação na área do jazz: Bruno Sebastien, docente de percussão no Conservatório de Angra do Heroísmo, vibrafone, Eduardo Enes, contrabaixo, Micaela Matos docente de saxofone, no saxofone, e Luís Bettencourt na bateria. O mesmo grupo actua no dia 1 de Outubro, com uma jam sasseion no Porta 42, e no dia seguinte, 2 de Outubro, por duas vezes na Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro. De manhã, numa acção de divulgação para alunos e ao final da tarde, com um concerto.
Amanhã é a vez da primeira actuação do Wave Jazz Ensemble, a ter lugar no bar do Hotel caracol. O mesmo agrupamento volta a actuar no Domingo, no Café Aliança, e na Segunda-feira, na Quinta dos Açores. O Wave Jazz Ensemble, quinteto formado em 2010, em Angra do Heroísmo, realizou uma participação especial na 15.ª Edição do Festival Internacional Angrajazz em Outubro de 2013, interpretando o seu arranjo do tema popular “O Sol”.
Para além de um grande número de actuações públicas e privadas na Ilha Terceira, conta também com actuações em várias ilhas do arquipélago, bem como em Braga e Guimarães. Em 2019, colaborou na masterclass ministrada pelo saxofonista George Garzone no Auditório do Ramo Grande e lançou o seu disco “Perspectivas” em 2022, composto integralmente por temas originais.
Terça-feira, 30 de Setembro, actua o João Ribeiro Quarteto, na Pastelaria Central. Este quarteto propõe-se revisitar alguns clássicos absolutos do Cancioneiro Americano e do repertório jazzístico.
Liderado pelo baterista e vocalista João Ribeiro, este grupo conta com Micaela Matos no saxofone alto, Antonella Barletta no piano e Paulo Cunha no contrabaixo. Voltam a actuar dia 3 de Outubro, sexta-feira, na Livraria Lar Doce Livro e no dia seguinte, a encerrar a programação do Jazz na Rua 2025,na Loja Expert.
Também no sábado, mas de manhã, o Centro Cultural e de Cogressos de Angra do Heroísmo, recebe o Samuel Lercher para uma masterclass especialmente concebida para alunos sem formação específica em jazz, com o objectivo de oferecer uma introdução prática e acessível a este universo musical dinâmico e criativo.
Nesta sessão interactiva, o pianista e compositor Samuel Lercher e o contrabaixista André Rosinha e o baterista Bruno Pedroso irão explorar alguns dos elementos fundamentais do jazz, com destaque para três pilares essenciais: ritmo harmónico, improvisação e interacção musical.
