Edit Template

Angra de Rua na cidade de Angra do Heroísmo até 4 de Outubro

Paralelamente ao Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo, por proposta da Direcção Regional da Cultura e com o seu apoio, a Associação Cultural Angrajazz levou a efeito, pela primeira vez em 2017, um evento a que chamou Jazz na Rua / Angrajazz, e que teve como objectivo principal levar o jazz à cidade. Para além do apoio da Direcção Regional da Cultura, a edição deste ano conta também com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Este ano o Jazz na Rua vai para a sua oitava edição e decorrerá entre os dias 26 de Setembro e 4 de Outubro. Constará de 9 concertos que se realizarão em vários locais da cidade de Angra, incluindo um restaurante, bares, a Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro e também de duas acções de divulgação destinada a alunos das duas escolas secundárias da cidade e uma outra acção de formação (masterclass) dedicada a músicos, primordialmente das filarmónicas da ilha.
A fórmula escolhida foi a de quatro grupos musicais / nove concertos, com cada um dos grupos a tocar em sítios diferentes dos outros grupos. Os concertos realizar-se-ão às 18h00, com excepção de um que se realizará às 22h00 do dia 4 de Outubro no Porta 42, seguido de Jam Session.
Assim, hoje, no Verde Maçã Café actua o Bruno Sebastien Quartet. Foi criado em 2023 com o intuito de acrescentar variedade e valor ao panorama jazzístico dos Açores, explorando a sonoridade única, e com muita tradição, do vibrafone.
A formação integra elementos com experiência e formação na área do jazz: Bruno Sebastien, docente de percussão no Conservatório de Angra do Heroísmo, vibrafone, Eduardo Enes, contrabaixo, Micaela Matos docente de saxofone, no saxofone, e Luís Bettencourt na bateria. O mesmo grupo actua no dia 1 de Outubro, com uma jam sasseion no Porta 42, e no dia seguinte, 2 de Outubro, por duas vezes na Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro. De manhã, numa acção de divulgação para alunos e ao final da tarde, com um concerto.
Amanhã é a vez da primeira actuação do Wave Jazz Ensemble, a ter lugar no bar do Hotel caracol. O mesmo agrupamento volta a actuar no Domingo, no Café Aliança, e na Segunda-feira, na Quinta dos Açores. O Wave Jazz Ensemble, quinteto formado em 2010, em Angra do Heroísmo, realizou uma participação especial na 15.ª Edição do Festival Internacional Angrajazz em Outubro de 2013, interpretando o seu arranjo do tema popular “O Sol”.
Para além de um grande número de actuações públicas e privadas na Ilha Terceira, conta também com actuações em várias ilhas do arquipélago, bem como em Braga e Guimarães. Em 2019, colaborou na masterclass ministrada pelo saxofonista George Garzone no Auditório do Ramo Grande e lançou o seu disco “Perspectivas” em 2022, composto integralmente por temas originais.
Terça-feira, 30 de Setembro, actua o João Ribeiro Quarteto, na Pastelaria Central. Este quarteto propõe-se revisitar alguns clássicos absolutos do Cancioneiro Americano e do repertório jazzístico.
Liderado pelo baterista e vocalista João Ribeiro, este grupo conta com Micaela Matos no saxofone alto, Antonella Barletta no piano e Paulo Cunha no contrabaixo. Voltam a actuar dia 3 de Outubro, sexta-feira, na Livraria Lar Doce Livro e no dia seguinte, a encerrar a programação do Jazz na Rua 2025,na Loja Expert.
Também no sábado, mas de manhã, o Centro Cultural e de Cogressos de Angra do Heroísmo, recebe o Samuel Lercher para uma masterclass especialmente concebida para alunos sem formação específica em jazz, com o objectivo de oferecer uma introdução prática e acessível a este universo musical dinâmico e criativo.
Nesta sessão interactiva, o pianista e compositor Samuel Lercher e o contrabaixista André Rosinha e o baterista Bruno Pedroso irão explorar alguns dos elementos fundamentais do jazz, com destaque para três pilares essenciais: ritmo harmónico, improvisação e interacção musical.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores