O Centro Municipal de Cultura inaugura no próximo dia 2 de outubro, pelas 18h30, a exposição “Os Visitantes”, de Sara Azad.
Esta mostra, que estará patente ao público naquele espaço municipal, até 30 de outubro, pretende dar “continuidade de uma narrativa iniciada em 1926, pelo pintor micaelense Domingos Rebelo, a qual tem vindo a inspirar vários artistas ao longo dos tempos”.
Segundo a artista, neste projecto é apresentado “um cenário imaginado dos que partem para o continente americano, na nossa companhia aérea, para visitarem os seus familiares. Devido ao atraso de um voo, todos esperam na expectativa que o tempo melhore. Agarrados aos seus smartphones, enviam mensagens de voz e realizam videochamadas com as suas famílias e amigos”.
“O tik tok, que entretém e apodera-se das gerações mais novas, passando pela realidade a que nos vamos habituando, marcada pelo consumo de drogas sintéticas, que tanto incomoda os transeuntes. O consumismo, o lixo dos take away atirados para qualquer canto na ilha de São Miguel, assim como outros elementos que nos fazem reflectir sobre a região em que vivemos e onde nascemos. É, assim, remodelada a paisagem em torno dos personagens em destaque da obra Os Emigrantes, quase 100 anos depois da sua criação. A paisagem transforma-se e a mulher do capote cede o seu lugar às demandas da globalização”, refere.
Sara Azad é uma ilustradora que nasceu na ilha de São Miguel em 1990. O seu trabalho é marcado pela documentação criativa e humorística de episódios da vida quotidiana dos micaelenses.
