Dois dos três grupos – Faial e Pico e São Miguel e Santa Maria – fizeram, na Sexta-feira, a sua peregrinação, percorrendo a Via della Conciliazone até São Pedro, informou o Igreja Açores.
Na Sexta-feira, dois dos três grupos açorianos que participam no Jubileu dos Catequistas em Roma, até p dia de hoje, realizaram a sua peregrinação até à Porta Santa da Basílica de São Pedro.
Os cerca de 100 catequistas das ilhas de São Miguel, Santa Maria, Faial e Pico percorreram a Via della Conciliazone a rezar, entoando salmos e meditando na Palavra de Deus.
O padre Jacob Vasconcelos, director do Serviço Diocesano da Evangelização, Catequese e Missão expressou o desejo de que o encontro de 20 mil catequistas, vindos de todo o mundo, ao Vaticano, seja “oportunidade para nos enriquecermos mutuamente”. “Espero que seja uma oportunidade para todos confirmarmos a nossa fé, que é a fé da Igreja, junto de São Pedro e no encontro com o seu sucessor”, disse à saída de Lisboa, citado pelo portal Educris.
Para o sacerdote este Jubileu é “ocasião de revigorarmos a nossa esperança como cristãos e como catequistas, num tempo em que esta virtude parece estar mais enfraquecida na sua vivência, sobretudo em contextos de dificuldade de vária ordem”.
“Muito do bem que é feito em nome da Igreja parte destas mulheres e homens que, de forma gratuita e benevolente se colocam ao serviço da comunidade, enquanto facilitadores do encontro de cada qual com Jesus. Temos muito a agradecer a Deus pelo dom que são os/as nossos/as catequistas”, sustenta.
Dos Açores estão presentes em Roma cerca de 112 catequistas que se juntam a mais de 8 centenas, vindos de todas as dioceses portuguesas, para celebrar o “Jubileu dos Catequistas”.
O Papa vai presidir hoje à Missa com instituição de 39 leigos e leigas de 16 países no ministério de Catequista, incluindo duas portuguesas, no contexto do Ano Santo.
“Os candidatos ao ministério laical do catequista, que receberão do Papa também o crucifixo como sinal da sua vocação especial, são provenientes da Itália, Espanha, Inglaterra, Portugal, Brasil, México, Índia, Coreia do Sul, Timor-Leste, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Estados Unidos, Moçambique, Brasil, Peru e República Dominicana”, refere uma nota enviada do Dicastério para a Evangelização (Santa Sé).
A celebração encerra o Jubileu dos Catequistas, que decorre em Roma, reúne mais de 20 mil peregrinos de 115 países.
Mais de 800 catequistas de Portugal estão presentes em Roma, em representação das dioceses do país.