A Vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina do Canto Tavares, marcou presença no arranque de uma nova edição do programa “Diabetes em Movimento”, que decorreu ontem no Pavilhão Multiusos de São Sebastião.
“A saúde pública é um desígnio que levamos muito a sério. A Câmara Municipal de Ponta Delgada assume-se como parceira activa na promoção de hábitos de vida saudáveis e, por isso, não hesitamos em fazer novamente parte deste projecto. Acreditamos que a prevenção é uma ferramenta chave na redução de riscos associados a esta doença”, explicou a autarca.
A iniciativa, realizada em parceria com a Unidade de Saúde de São Miguel e sob coordenação da Direcção-geral da Saúde, envolve nesta época de 2025/2026, 60 municípios de todo o país.
As sessões, orientadas por profissionais do desporto e enfermeiros, incluem exercícios de mobilidade, força e resistência, adaptados às necessidades dos utentes. A par da vertente física, são também criamos momentos educativos que abordam temáticas fundamentais como a nutrição e a gestão de medicação.
Na ocasião, Cristina do Canto Tavares sublinhou igualmente o papel social desta iniciativa que cria “um ambiente de motivação e entreajuda” entre os participantes.
“Este programa promove a partilha de experiências e reforça o espírito de comunidade. Aqui as pessoas encontram não só saúde, mas também amizade, motivação e confiança para enfrentar desafios pessoais. Esse é o verdadeiro sentido de um concelho coeso, inclusivo e solidário”, frisou.
No fim da sua intervenção, a autarca afirmou que a saúde é um “factor estruturante de desenvolvimento social”.
“Acreditamos que cuidar da saúde é cuidar do futuro. Continuaremos a colocar esta ideologia no centro da nossa agenda, garantindo que os nossos munícipes têm acesso a programas de qualidade, que não só ajudam prevenir determinadas doenças, mas também promovem estilos de vida mais activos, felizes e sustentáveis”.