Edit Template

Pesca e pescadores de Rabo de Peixe na National Geographic Magazine

Mais uma vez, os Açores surgem com destaque na National Geographic. Desta vez a razão é Rabo de Peixe, mas não por qualquer história de navegadores mercantis italianos que, perdidos no Atântico, por ali aportaram. O motivo é Rabo de Peixe ser considerado como uma zona piscatória sem igual.
Isto mesmo ressalva a escritora e editora Lauren Paige Richeson, que assina um texto onde relata uma viagem pelo mundo, destacando as “sete experiências madrugadoras” que mais o marcaram. A abordagem do autor parte mesmo da premissa que “o nascer do Sol não é apenas a primeira luz da manhã, é também um vislumbre da história escondida de um local”.
Do périplo transformado em crónica, o autor introduz a viagem com a Etiópia e o “caminhar no fogo da depressão de Danakil”, onde a madrugada é “um momento de sobrevivência e esplendor”. Seguem-se as terras altas peruanas dos Andes, onde aprendeu a manusear teares com tecelãs quechua. A terceira paragem é Da Lat, nas terras altas da região central do Vietname, onde “as manhãs pertencem às nuvens”. Já na Europa, a primeira referência é para a produção de queijo na região italiana da Emilia-Romagna “não espera pela luz do dia”. No velho continente, segue-se a França e o nascer do sol nas salinas de Guérande, na região da Bretanha. O sexto destaque são as ragas matinais no rio Ganges em Varanasi, Índia, onde “a alvorada pertence ao rio”. Um roteiro de viagens que termina precisamente em Rabo de Peixe, com a passagem intitulada “Portugal: pesca tradicional ao nascer do sol nos Açores”.
Sobre a vila de Rabo de Peixe, é dito: “Na aldeia piscatória portuguesa de Rabo de Peixe as manhãs começam antes de o Sol nascer. Há várias gerações que as pessoas vivem junto ao porto, aprendendo os ritmos do mar com os seus pais e avós. A pesca tradicional é mais do que um modo de subsistência: é uma identidade, um legado e um meio de sobrevivência(…)”.
O crescente interesse turístico pela localidade é também salientado em nova referência aos Açores na conceituada National Geographic Magazine.

Edit Template
Notícias Recentes
“Porque Hoje é Sábado” recebe Prémio AnimaPIX no festival de animação na ilha do Pico
Paris recebe apresentação do livro “Monumentos ao Emigrante”
“My Way”, novo livro de Natividade Ribeiro, lançado em Vila Franca do Campo
Açores marcaram presença na COP 30 no Brasil com instrumentos inovadores de acção climática
Na abertura da “Azores Meat Summit” Jorge Rita destaca importância da carne na economia regional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores