Edit Template

Colaboradores da rede ATL de Ponta Delgada recebem formação na área do acompanhamento a criançascom necessidades especiais

Os colaboradores e animadores dos Ateliers de Tempos Livres (ATL) da Câmara de Ponta Delgada beneficiaram, ontem, de uma acção de capacitação na área do acompanhamento a crianças com necessidades especiais, uma formação que a Vereadora da Acção Social, Cristina do Canto Tavares, considerou fundamental dada a “abrangência” que a rede municipal adquiriu nos últimos anos, reflexo da criação de de 200 novas vagas e dos 1367 alunos a que atende actualmente.
“A rede municipal de ATL tem hoje uma abrangência muito diferente do que a que registava quando foi criada há 20 anos. É a maior rede de ATL dos Açores, temos 66 salas, e este investimento em formação, tal como outros que têm sido feitos, está a ser realizado de acordo com as necessidades identificadas e indo ao encontro das pretensões das nossas famílias”, afirmou.
Cristina do Canto Tavares falava na sessão de abertura da acção de capacitação que decorreu no Auditório Natália Correia, assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e incluiu dois painéis temáticos, envolvendo a parceria da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo dos Açores e do CDIJA – Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil dos Açores.
O primeiro bloco temático foi conduzido por Carolina Benjamim Ferreira, da APPDA Açores, e esteve subordinado ao tema “Autismo, para melhor apoiar”, abordando os primeiros sinais, a prevalência e diferentes abordagens de apoio dirigidas a crianças com perturbações do espectro do autismo.
Seguiu-se a acção formativa de Ana Patrícia Matos, do CDIJA – Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil dos Açores, que esteve dedicado ao tema “Onde a Diferença Encontra Cuidado”.
A Vereadora Cristina do Canto Tavares enalteceu a importância das parcerias com a APPDA Açores e com o CDIJA, sublinhando que iniciativas como esta são determinantes para valorizar e reforçar a capacitação dos animadores dos ATL.
Não evitou, por isso, deixar “uma palavra de gratidão” aos colaboradores da rede municipal pelo empenho e profissionalismo que diariamente devotam às crianças que têm a seu cuidado.
“Sem vocês, as 1367 crianças, que durante 363 dias do ano estão na nossa rede municipal, não teriam um lugar seguro e um espaço de crescimento para estar. É preciso lembrar que os seus pais trabalham e que, sem esta resposta, estariam muitas famílias e crianças desamparadas”, acrescentou.
Na ocasião, Vereadora partilhou ainda os instrumentos que têm sido implementados pelo município para fortalecer competências, partilhar conhecimento e construir uma cidade ainda mais justa, acessível e inclusiva para todos.
Começou por dar nota de que os programas municipais da área da Acção Social passaram a incluir “majorações de 15% para pessoas com deficiência e respectivas famílias”, designadamente o Fundo Municipal de Solidariedade Social, mas também os programas de apoio ao Arrendamento Para Fins Habitacionais e de Atribuição de Bolsas de Acesso ao Ensino Superior.
A Vereadora apontou ainda que “há exactamente três anos” a Câmara Municipal de Ponta Delgada inaugurou – de forma pioneira nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira – o Balcão da Inclusão, espaço que oferece informação útil, mediação especializada e acessível aos munícipes com deficiência ou incapacidade, assim como às suas famílias ou instituições que, directa ou indirectamente, intervêm nestas áreas.
O Balcão de Inclusão de Ponta Delgada mantém-se integrado no Grupo de Trabalho para as Acessibilidades, mediado pela Instituição Particular de Solidariedade Social Cresaçor, e continua igualmente a desempenhar funções de mediação no Projecto Match Laboral, promovido pela Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico (ACEESA).

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores