Quatro atletas da Associação Açoreana de Karate-Do e Disciplinas Associadas (AAKDA) foram convocados para integrar o treino da Selecção Nacional da FNK-Portugal, no âmbito do ciclo de observação com vista à participação no 52.º Campeonato da Europa de Cadetes, Juniores e Sub21, a realizar-se entre 6 e 8 de Fevereiro, em Limassol, Chipre. Os atletas convocados foram: Martim Ferreira (Clube Escolar Jerónimus D’Angra – Karaté) – Kumite Cadete Masculino –52 kg; Gonçalo Nápoles (Clube Karaté Shotokan da Relva)- Kumite Cadete Masculino –63 kg; João Pereira (Clube Escolar Jerónimus D’Angra – Karaté) – Kumite Sub21 Masculino –75 kg; e Matilde Medeiros (Clube Karaté Shotokan Rabo de Peixe) – Kumite Sub21 Feminino –55 kg.
“Esta convocatória constitui uma forte afirmação do karate açoriano e do trabalho desenvolvido pela AAKDA e pelos seus clubes filiados, reflectindo o elevado nível competitivo dos seus atletas, com quatro representantes chamados a integrar os trabalhos da Selecção Nacional”, refere a AAKDA em nota enviada.
No entanto, a atleta Matilde Medeiros “não poderá marcar presença por impossibilidade de deslocação, uma vez que a convocatória foi divulgada com apenas três dias de antecedência, num período de forte constrangimento da mobilidade aérea, sem voos disponíveis. A AAKDA lamenta que, uma vez mais, não seja devidamente considerado o factor da insularidade, salientando que os atletas açorianos dependem exclusivamente do transporte aéreo para participarem nos trabalhos da Selecção Nacional. Esta situação tem-se vindo a repetir, sem que até ao momento sejam encontradas soluções por parte da Federação Nacional de Karaté – Portugal”, explica a associação.
A AAKDA “felicita calorosamente os atletas convocados, enaltecendo o seu rigor, dedicação, determinação e espírito competitivo, desejando-lhes os maiores sucessos na sua participação no treino da Selecção Nacional”, finaliza a nota.
