Edit Template

PSP realiza a operação “Violência? Não, obrigado!” até 30 de Janeiro

O Comando Regional dos Açores da Polícia de Segurança Pública (PSP), através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), está a realizar a Operação “Violência? Não, obrigado!”, até 30 de Janeiro de 2026, que levam a cabo a realização de acções grupais de sensibilização junto da comunidade escolar.
A operação tem como objectivo sensibilizar toda a comunidade escolar para temas como a violência em contexto escolar, o uso e posse de armas e a delinquência juvenil. Com esta operação a PSP associa-se ainda ao Dia Escolar da Não Violência e da Paz, que se celebra a 30 de Janeiro.
Durante o decorrer destas acções de sensibilização, além de ser caracterizada a delinquência juvenil e de ser explicado aos alunos o que os pode levar a adoptar comportamentos violentos, bem como as consequências dos mesmos, são ainda alertados para o facto de, apesar de serem menores, se praticarem factos que possam ser qualificados como crime, haverá consequências que poderão interferir (de forma mais ou menos gravosa) com o seu futuro.
A par desta componente de sensibilização, os alunos são ainda incentivados a resolverem os seus conflitos de forma pacífica, com recurso ao diálogo e não à violência.
Os polícias das EPES que levam a cabo estas acções de sensibilização ensinam aos alunos algumas dicas para resolverem os conflitos, métodos para se acalmarem quando se sentem revoltados e explicam-lhes ainda a quem podem recorrer para pedir ajuda.
A PSP relembra que as EPES se encontram sempre presentes e disponíveis para receberem denúncias, aconselharem e apoiarem vítimas, respectivas famílias e toda a comunidade escolar.

Edit Template
Notícias Recentes
GNR procede à apreensão de 98 artigos contrafeitos na ilha de São Miguel
Noite de Cantares às Estrelas em Vila Franca do Campo
Pedro Soares reuniu com o Director Regional da Saúde
UGT/Açores reivindica aumentos salariais entre 5% e 9% e reforço do diálogo social em 2026
Autarquia de Ponta Delgada reforça contenção fiscal e mantém Imposto Municipal sobre Imóveis nos 0,3%
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores