Edit Template

PSD/Açores solidário com produtores de leite

O deputado do PSD/Açores Paulo Chaves demonstrou “a total solidariedade” do grupo parlamentar social-democrata com os produtores da Terceira e da Graciosa, “face à descida do preço do leite pago pela indústria”, que considerou “um contraste claro com as iniciativas e apoios promovidos pelo Governo da Coligação PSD/CDS/PPM para o sector”.
As declarações foram feitas após uma reunião com a Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses, onde destacou que “temos uma governação com o maior apoio de sempre à instalação dos jovens agricultores no sector primário, nomeadamente os novos apoios do PEPAC, e depois a indústria não faz o seu papel”.
Segundo Paulo Chaves, “foi, novamente, a indústria, a descer três cêntimos do preço pago ao produtor, de uma forma abrupta e por SMS, achamos que até numa humilhação ao produtor de leite. Daí que viemos prestar a nossa solidariedade, relembrando que há um ano e meio estivemos, neste mesmo local, a reivindicar sobre esta mesma questão”, afirmou.
“De um lado está o Governo Regional a tentar fazer o que pode em estreita articulação com a Federação Agrícola dos Açores, e depois a indústria, na Terceira e na Graciosa, tem este tipo de atitude, que para o grupo Parlamentar do PSD-Açores é lamentável”, referiu o deputado.
“É bom lembrar também que, numa crise semelhante, há cerca de quatro anos, foi o Governo Regional que entrou com um cêntimo e meio pago ao produtor. Mas o Governo Regional não pode substituir a indústria”, disse também Paulo Chaves.
O social-democrata reforçou que se torna “desmotivante para o produtor agrícola, num dia de chuva, com as intempéries que temos, ir trabalhar para um preço que é o mais mal pago dos Açores, com uma baixa recente de três cêntimos por litro de leite”, pelo que se entendem “pedidos como já foram feitos pelo Presidente da Federação Agrícola dos Açores, que apelou para a questão da reconversão do leite para a carne”.
Para Paulo Chaves, “o sector primário é uma prioridade nas políticas deste Governo Regional, pelo que não tenho a mínima dúvida de que nos próximos dias irá surgir uma portaria para debelar esta situação, que está a atingir e a prejudicar muitos produtores das duas ilhas”, concluiu.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores