Edit Template

Convento da Esperança promove encontros de Lectio Divina durante a Quaresma

O Convento da Esperança vai acolher, na Capela que é preferencialmente utilizada pelas Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor que residem no Convento, um ciclo de encontros de Lectio Divina nas cinco Quintas-feiras da Quaresma. A iniciativa, aberta a toda a comunidade, propõe um caminho de leitura orante, escuta e meditação da Palavra de Deus, tendo em análise os Evangelhos proclamados nos cinco domingos quaresmais, noticia o sítio Igreja Açores.
No primeiro encontro, marcado para 19 de Fevereiro, será meditado o texto de Mateus 4, 1-11; no segundo, a 26 de Fevereiro, os participantes reflectirão sobre Mateus 17, 1-9; o terceiro encontro, a 5 de Março, será dedicado à leitura de João 4, 5-42; o quarto, no dia 12 de Março, terá como foco João 9, 1-41; e o quinto e último encontro, no dia 19 de Março, proporá a meditação de João 11, 1-45. Após estes cinco momentos, o grupo prevê ainda propor, no dia 26 de Março, uma Via-Sacra ou outra forma de oração comunitária, e, no dia 29, a vivência do Domingo de Ramos como culminar deste caminho espiritual.
Os encontros realizam-se sempre entre as 19h30 e as 20h30, com entrada pela porta lateral do Convento, situada na Avenida Roberto Ivens. Para garantir um ambiente de recolhimento e silêncio, a porta abre às 19h00 e encerra às 19h20.
A Lectio Divina será dinamizada por um grupo de oração composto por duas professoras, um técnico da EDA, um jovem e uma religiosa, que procuram ajudar todos os participantes a ler a Sagrada Escritura, escutar a Palavra, meditá-la e integrá-la na própria vida. A proposta destina-se a todos os que desejam viver a Quaresma com maior profundidade e acolher a Palavra como fonte de renovação pessoal e espiritual. Em cada sessão será ainda oferecida uma Bíblia, que será sorteada.
O método da Leitura Orante da Bíblia foi configurado por um monge de nome Guigo, prior da ordem Cartuxa (1150 d.C) e implica ler, meditar, rezar e contemplar a Bíblia para ter um encontro pessoal e profundo com Deus, indo além da mera leitura académica para uma conversa com a Palavra viva, visando aplicar a Palavra na vida diária e alcançar uma união íntima com Ele, usando a Bíblia como uma escada espiritual para o Céu.
O método da Leitura Orante da Bíblia começa com a escolha do local onde decorre a meditação. É conveniente que seja um local tranquilo e que não haja interrupção durante o momento de oração.
A escolha do tempo também é importante. Meia hora é suficiente para quem está a começar. Importante também é a escolha do texto bíblico que irá ser meditado. Como sugestão pode ser o Evangelho do dia, o Salmo ou a primeira leitura proposta para a liturgia do dia.
O primeiro passo é a leitura. Ler com calma e atenção o texto bíblico escolhido quantas vezes forem necessárias. Mergulhar na cena. Identificar os personagens ambientes. O segundo passo é a meditação. O terceiro passo é a oração. O quarto passo é a contemplação que deve ser seguido do compromisso, porque a Palavra ecoa e vive-se no quotidiano.
A iniciativa conta com o apoio do Santuário do Senhor Santo Cristo.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores