Edit Template

PS defende plano europeu para a habitação que ajude cidadãos, municípios e regiões

André Franqueira Rodrigues, o candidato do PS Açores às eleições europeias de dia 9 de Junho, dedicou, o dia de ontem, às questões da habitação, visitando, no Concelho da Lagoa, dois projectos incluídos na componente de habitação do Plano de Recuperação e Resiliência dos Açores.
Na ocasião, André Franqueira Rodrigues, recordou que: “A questão da habitação é hoje um desafio em toda a União Europeia, mas lamentavelmente, o aumento das necessidades habitacionais na Europa não tem sido acompanhado por um aumento no apoio à habitação acessível. No caso dos Açores, é verdade que o Plano de Recuperação e Resiliência tem um montante significativo adstrito à questão da habitação – 67,5 Milhões de euros -, mas os resultados são ainda muito limitados, muito aquém dos próprios objectivos fixados pelo Governo, e as soluções custam ao chegar ao dia a dia dos que procuram habitação acessível”.
O candidato do PS Açores, que ocupa o quinto lugar na lista nacional, acrescentou que “É por isso é que o PS inclui como uma das prioridades do seu manifesto o desenvolvimento de um Plano Europeu para a Habitação Acessível à escala europeia que concretize o direito à habitação em condições dignas e a preços comportáveis, sobretudo para os mais jovens e que estão a entrar no mercado.
Reconhecendo que esta não é uma competência exclusiva da UE, mas antes recai sobretudo sobre os Estados Membros, André Franqueira Rodrigues não deixou de afirmar: “Quando novos problemas surgem e dizem respeito ao conjunto dos nossos cidadãos – seja aqui na Lagoa, como nas ilhas mais pequenas nos Açores ou mesmo nas grandes metrópoles europeias – a UE não se deve escudar e deve encontrar respostas. A habitação é uma dimensão fundamental da nossa capacidade de atrair e fixar pessoas nos territórios”.
Salientando, por último, a diferença com o manifesta da AD “que centra a sua proposta eleitoral apenas no PRR para a resolução deste problema”, André Franqueira Rodrigues “O PS acha que isso é insuficiente para resolver a questão, nomeadamente porque quando os PRR foram definidos a questão habitacional não era um desafio tão grande na UE”.
O PS integra ainda no seu manifesto às eleições europeias, do próximo dia 9 de Junho, a defesa de um Instrumento de Investimento Permanente em Habitação Pública por parte dos Estados Membros e a reabilitação de áreas urbanas degradadas e a dinamização do mercado de arrendamento e de habitação permanente, como forma de promover estilos de vida mais autónomos para jovens.
O resto do dia de campanha do PS Açores contempla contactos com a população na Lagoa e um encontro com pescadores na Ribeira Quente.

Edit Template
Notícias Recentes
Açores tiveram em 2024 o melhor ano turístico de sempre
“Tarifa Açores” custou 19 milhões de euros e governo não paga a tempo à SATA
Matriz e Furnas organizam hoje Festival de Sopas para angariar fundos para as Igrejas
Grande produção de documentários açorianos exibidos na ilha do Pico
7ª Minimaratona de leitura Moby Dick, em português, acontece hoje em Angra do Heroísmo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores