Edit Template

Governo anúncia 22 milhões de euros para investimentos em portos de pesca, lotas e abrigos

Foi publicada, no Jornal Oficial, a Portaria n.º 75/2024, que regulamenta o Regime de Apoio aos Investimentos em Portos de Pesca, Locais de Desembarque, Lotas e Abrigos da Região Autónoma dos Açores – este regime insere-se no âmbito do Programa Mar 2030, co-financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).
O regime de apoio tem como objectivo aumentar a qualidade, o controlo e a rastreabilidade dos produtos desembarcados, aumentar a eficiência energética, contribuir para a protecção do ambiente, melhorar as condições de segurança e de trabalho, facilitar o cumprimento da obrigação de desembarque das capturas de acordo com as regras da Política Comum das Pescas, acrescentar valor a componentes subutilizadas das capturas e aumentar a digitalização da gestão dos portos de pesca.
Mário Rui Pinho, Secretário Regional do Mar e das Pescas, sublinha que este novo regime está alinhado com as prioridades do Governo dos Açores, conforme estipulado no Programa do XIV Governo da Região Autónoma dos Açores, nomeadamente com a continuidade do investimento nas estruturas portuárias e na prossecução da reestruturação do sistema de lotas, com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados no apoio à produção, distribuição e comercialização do pescado na região.
“O Governo dos Açores mantém o seu compromisso com o sector e o seu futuro, com investimentos amplos, ao contrário do apregoado por alguns intervenientes”, concretiza o governante.
Este apoio enquadra-se na Prioridade 1 do FEAMPA, intitulada “Fomento de pescas sustentáveis e da restauração e conservação dos recursos biológicos aquáticos”, e tem como objectivo específico “Reforçar as actividades de pesca sustentáveis do ponto de vista económico, social e ambiental”. Para a concretização destes objectivos, está prevista uma dotação orçamental global de 22,4 milhões de euros, co-financiados pelo FEAMPA.
A apresentação das candidaturas decorre em contínuo até ao ano de 2027, através do Balcão dos Fundos, em https://balcaofundosue.pt/, sendo o aviso divulgado no portal do Portugal 2030, www.portugal2030.pt/, no portal do Mar 2030, em www.mar2030.pt e no portal da Direcção Regional das Pescas https://portal.azores.gov.pt/web/drp/mar-2030.

Edit Template
Notícias Recentes
Concurso para o serviço de transporte de passageiros na ilha de São Miguel com uma única proposta validada
“Regiões Ultraperiféricas são chave para segurança e sustentabilidade da União Europeia”, afirma José Manuel Bolieiro
Turismo de Portugal cria linha de apoio para dinamizar Rede de Observatórios de Turismo
Paulo do Nascimento Cabral insatisfeito com presidência dinamarquesa sobre a Coesão
Sector vitivinícola dos Açores regista mais de 30 produtores e mais de 80 vinhos certificados com Denominação de Origem Protegida
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores