Edit Template

PS reafirma apoio aos estudantes universitários deslocados para despesas de alojamento

O deputado socialista Russell Sousa, considera que a medida apresentada pelo PS/Açores para comparticipar as despesas de alojamento dos estudantes universitários deslocados garante as ferramentas necessárias “para que possam construir um futuro digno nos Açores”.
O líder da JS/Açores e deputado do PS, falava à margem de uma reunião com a Direção da Associação Jovem Lagoense, ocasião em que voltou a sublinhar a urgência em dar respostas imediatas aos jovens açorianos, especialmente nas áreas do acesso à habitação a preços controlados, da qualificação, e do apoio às despesas no ensino superior.
“Após quatro anos de governação e vários orçamentos apresentados, o Governo Regional continua incapaz de responder às necessidades estruturantes dos jovens, essenciais para a sua atração e retenção na Região”, destacou o socialista, para ressalvar que na área da habitação, por exemplo, “o que está a ser feito pelo Governo Regional é apenas a execução do que o Partido Socialista deixou planeado no PRR”.
Reforçando a necessidade de aumentar a oferta de habitação para arrendamento ou venda, Russell Sousa destacou que o Partido Socialista tem propostas concretas para resolver o problema de forma estrutural. “Temos soluções que garantem o acesso dos jovens à habitação e que podem inverter a tendência de desertificação das ilhas. O atual executivo não consegue dar respostas estruturais e limitou-se a gerir o PRR. Não chega.”
“Recebemos relatos de jovens que queriam fixar-se em ilhas como as Flores, mas a verdade é que não há habitação disponível. Isso não pode continuar. Na audiência com o Presidente do Governo sobre o Plano e Orçamento para 2025, já apresentámos contributos para resolver o problema. O PS propõe a criação de um programa que aumente significativamente a oferta de habitação para os jovens,” acrescentou Russell Sousa, reforçando a necessidade de ação urgente do Governo Regional.
Russell Sousa frisou que a igualdade real no acesso ao ensino superior deve ser assegurada, independentemente do contexto socioeconómico dos jovens. “Estamos a falar de garantir que todos têm as mesmas oportunidades. Sabemos que, apesar de o sistema estar desenhado para ser equitativo, há muitos fatores, como o custo do alojamento para estudantes deslocados, que influenciam a decisão de ingressar ou não no ensino superior.”
Por fim, Russell Sousa reforçou a posição do Partido Socialista em relação ao Orçamento para 2025. “Tal como já foi afirmado pelo Presidente do PS Açores na audiência com o Governo Regional, estamos abertos ao diálogo e apresentámos soluções e contributos. No entanto, a coligação tem de decidir se quer dialogar ao centro e encontrar soluções equilibradas para a Região, ou se prefere continuar a negociar com a direita populista e reacionária, como o Chega, construindo um orçamento que ignora as necessidades reais dos jovens e do futuro dos Açores.”

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores