Edit Template

PS acusa governo de “asfixia financeira” no Hospital da Horta

O deputado do PS/Açores, Lúcio Rodrigues, manifestou preocupação com a situação financeira do Hospital da Horta que “pode colocar em causa a prestação de cuidados de saúde”.
Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Grupo Parlamentar Socialista pretende obter esclarecimentos junto do Governo Regional sobre esta matéria, considerando que, quando confrontado durante a sessão plenária de Setembro, este não esclareceu os deputados nem os açorianos. Para Lúcio Rodrigues, “esta falta de transparência levanta dúvidas sobre a gestão financeira do hospital e a sua capacidade de assegurar os serviços essenciais aos utentes”.
De acordo com o deputado eleito pela ilha do Faial, “têm chegado ao conhecimento do Grupo Parlamentar do PS/Açores relatos de que médicos especialistas prestadores de serviço no Hospital da Horta estão a ponderar recusar-se a continuar a prestar assistência naquela unidade hospitalar devido à falta de pagamento por tarefas realizadas anteriormente”.
Para o parlamentar, esta situação, a confirmar-se, “é grave porque compromete seriamente a capacidade do hospital da Horta de assegurar a continuidade e a qualidade da prestação de cuidados de saúde aos utentes”.
Segundo o socialista, além da questão dos médicos especialistas, somam-se os relatos de atrasos significativos nos pagamentos das diárias devidas aos doentes deslocados, com particular destaque para o Complemento Especial ao Doente Oncológico. “Estes atrasos têm causado dificuldades adicionais aos pacientes, que já enfrentam situações de grande fragilidade devido à natureza prolongada e exigente dos seus tratamentos, colocando em risco o acesso a cuidados de saúde atempados e adequados, bem como a estabilidade financeira das suas famílias”, sublinhou.
De acordo com Lúcio Rodrigues, são já muitas as situações que indiciam que o hospital da Horta vive numa situação de asfixia financeira, “o que exige do Governo Regional uma resposta rápida e eficaz, sobretudo quando se trata de saúde”.
O requerimento, subscrito pelos deputados Lúcio Rodrigues e Inês Sá, levanta um conjunto de questões que esperam ver esclarecidas pelo Governo Regional do PSD/CDS/PPM nomeadamente a confirmação de médicos prestadores de serviços que recusam continuar devido à falta de pagamento, o montante total em dívida aos médicos especialistas e as medidas para regularizar a situação, o valor da dívida do Hospital da Horta a fornecedores e a doentes deslocados, incluindo pacientes oncológicos, bem como o prazo-médio de pagamento dos apoios a doentes deslocados, especialmente o Complemento Especial ao Doente Oncológico.

Edit Template
Notícias Recentes
Suzanne Cunha, Presidente do Conselho Mundial das Casas dos Açores: “É preciso evitar que a Cultura açoriana desapareça; Orgulhem-se em serem oriundos de um povo lutador”
Açoriana entre os 30 jovens que flutuaram como Astronautas por Um Dia
Bispo recebido na Casa do Espírito Santo, nas Flores, por mais estrangeirosdo que locais
PJ detém homem pela presumível autoria de um crime de violação no Grupo Central
Mário Pinho defende importânciada articulação entre Açores e Madeirano sector das pescas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores