Edit Template

PSD destaca investimento no património baleeiro

A deputada do PSD/Açores Ana Jorge destacou os investimentos, superiores a 130 mil euros, do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP, PPM) na preservação do Património Baleeiro móvel e imóvel.
A parlamentar social-democrata considera a aposta na salvaguarda deste Património, “fundamental na preservação da identidade cultural açoriana, de que se realça o Pico, através da recuperação e conservação das embarcações baleeiras que perpetuam a época da caça da baleia, agora exclusivamente usadas para atividade turística, desportiva e de lazer, sendo elementos, significantes no património museológico”.
Este investimento plurianual permitirá a reparação e conservação de mais de 36 embarcações entre botes e lanchas, distribuído pelas ilhas de São Miguel, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial, sustentando ainda projetos de caráter pedagógico, produção de conteúdos documentais e beneficiação de reservas museológicas.
Só para a ilha do Pico, está contemplada uma verba de mais de 51 mil euros para um total de 23 embarcações sob a alçada de entidades locais como os Clubes Náuticos Calhetense, das Lajes do Pico e de Santa Cruz, assim como o Clube Naval de São Roque do Pico, e as Juntas de Freguesia de Ribeiras, São João, São Mateus e da Piedade e ainda a Sociedade Filarmónica Lira Fraternal Calhetense.
A seu ver, estes apoios “são muito importantes igualmente para a realização das regatas de botes baleeiros que, inseridas em festas ou outros eventos promovem uma verdadeira revisitação pelos mais jovens dos botes e lanchas através de uma prática única de valor desportivo, mas também educativo”.
Ana Jorge advertiu, por fim, que as candidaturas aos apoios para a salvaguarda de património baleeiro a atribuir em 2025, arrancaram ontem e terminam a 31 de Outubro próximo.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia Casa do Povo de Fenais da Luz
25º aniversário da inauguração do Monumento ao Imaculado Coração de Maria celebrado no Miradouro na Serra do Facho
Açores registaram um crescimento de 16,4% nas dormidas no mês de Novembro
Mensagem de Ano Novo do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
As previsões do astrólogo Luís Moniz para 2025
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores