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Presidente da CGD garante a Paulo Moniz que haverá funcionário nos balcões

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, avançou ontem que reuniu com o Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), tendo recebido a garantia “de que nenhum balcão nos Açores, apesar da sua modernização automatizada, ficará sem funcionário”.
“O que vai acontecer é um processo de modernização das agências, onde serão instaladas duas máquinas com funções de caixa, mas onde não deixará de haver atendimento e auxílio feito por pessoas em simultâneo, e portanto, segundo o Presidente da CGD, não só não encerrarão como vão manter presença de recurso humano”, nomeadamente nos balcões de Nordeste, Povoação, São Roque e Lajes do Pico, Calheta de São Jorge e Lajes das Flores.
“Ficou esclarecido que nenhuma agência encerra e que todas terão atendimento humano, ou seja, haverá sempre um funcionário em cada uma delas”, referiu o deputado, pormenorizando que “serão instaladas máquinas ATM, como as que já conhecemos, mas mais avançadas, e uma outra para receber dinheiro em notas, e também agora, em moedas”.
“Ou seja, uma máquina vocacionada para os pequenos comerciantes, que têm de fazer depósitos de moedas ao fim-de-semana ou à noite. Serão máquinas disponíveis 365 dias por ano, sete dias por semana, para essas operações”, relevou Paulo Moniz.
“Assim, um comerciante, que fez o seu negócio, poderá, a qualquer hora, fazer um depósito em notas ou moedas, coisa que não acontecia com o atendimento exclusivamente presencial em balcão ou, se preferir, pode dirigir-se ao balcão aberto, nos horários normais e praticados até aqui”, acrescentou.
Após a reunião com Paulo Macedo, o parlamentar açoriano ficou esclarecido sobre “alterações que, de acordo com a CGD, são de modernização bancária, que já aconteceram em outros bancos num passado recente, e que visam introduzir novas valências para quem as quiser utilizar”.
“A reunião serviu assim para desmistificar que não só não haverá encerramento de agências, como as mesmas terão permanência presencial de pelo menos um funcionário, não só para o manuseamento das máquinas, mas para outro tipo de serviços bancários, como simulação de créditos ou apoio e aconselhamento direcionado para quem ainda não usam as APPs ou o homebanking”, concluiu.

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