Edit Template

Câmara de Ponta Delgada canaliza 5 milhões de euros para obras urgentes nas freguesias

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, vai realocar um investimento de cinco milhões de euros para obras urgentes em várias freguesias do concelho, estando a maioria relacionada com a reparação dos prejuízos provocados pelos temporais do último Inverno, orçados em 12 milhões de euros.
A medida foi aprovada por larga maioria na reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Ponta Delgada que decorreu, esta Quinta-feira, no Centro Natália Correia, determinando o adiamento da empreitada de beneficiação e ordenamento das praias das Milícias e do Pópulo. “A realocação deste financiamento prende-se com a necessidade urgente de fazermos face aos enormes prejuízos provocados pelas intempéries que nos assolaram entre Dezembro de 2023 e Fevereiro deste ano. Isto vai permitir-nos requalificar edifícios e vias municipais que foram directa ou indirectamente afectadas pelas inundações e corresponder aos anseios que nos têm sido transmitidos pelos Presidentes das Juntas de Freguesia, em representação das suas populações”, disse Pedro Nascimento Cabral.
O Presidente do Município salientou que, ao longo deste ano, a autarquia promoveu e vai continuar a proceder a obras prioritárias em várias freguesias do Ponta Delgada, com especial destaque para as dos Arrifes, Capelas, Remédios da Bretanha, São Roque, Pilar da Bretanha, Covoada e Candelária. “Dentro da nossa disponibilidade financeira, procurámos acudir àqueles que eram e são os danos mais prementes nas freguesias para repor as condições de vivência e dignidade que existiam antes das tempestades”, reforçou, destacando “o diálogo e concertação permanente” que tem pautado a relação entre a autarquia e as Juntas.
Segundo o Presidente do Município, a decisão de redistribuir os cinco milhões de euros por obras prioritárias em várias freguesias contribuirá decisivamente para o projecto de coesão social, económico e territorial do concelho, e para conferir melhor qualidade de vida aos munícipes de Ponta Delgada.
“Esta decisão prende-se, sobretudo, com uma questão que para nós é fundamental: a de fomentar o desenvolvimento harmónico das nossas 24 freguesias e de responder com urgência aos seus apelos, de forma a servir, cada vez mais e melhor, as suas populações”, reforçou o autarca.
Esclareça-se que as obras de ordenamento e beneficiação das praias das Milícias e do Pópulo incorporaram uma lista de investimentos e um financiamento bancário na ordem dos 13 milhões de euros que a Assembleia Municipal de Ponta Delgada aprovou em Setembro de 2023.
Em função das necessidades prementes identificadas no município, a verba destinada para estas zonas balneares das freguesias de São Roque e Livramento foi redireccionada, contando com os votos favoráveis dos respectivos Presidentes de Junta, na Assembleia Municipal Extraordinária de ontem.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores