A prestação da casa vai voltar a cair neste mês de Março.
As famílias com empréstimos à habitação cujas condições forem revistas este mês vão ter um alívio na mensalidade paga ao banco que poderá chegar aos 110 euros, de acordo com as simulações realizadas pelo jornal ECO.
Há meses que as Euribor estão em queda e em Fevereiro manteve-se a tendência de descida.
São estas taxas que servem de base para o cálculo da prestação da casa para a maioria dos contratos em Portugal.
Mas por detrás destas descidas está sobretudo o Banco Central Europeu (BCE), que no verão passado deu início a um novo ciclo de redução das taxas de juro oficiais na Zona Euro (e que guiam todo o mercado) perante o alívio das pressões inflacionistas e também a deterioração das perspetivas económicas na região.
Desde Junho, já promoveu cinco baixas nas taxas de juro, colocando a taxa de depósitos nos 2,75%.
O mercado antecipa mais descidas nos próximos meses, apontando para uma taxa igual ou inferior a 2% até final do ano.
A reunião do conselho de governadores, marcada para hoje deverá trazer um novo corte de 25 pontos base.
Para um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1%, as contas para março são as seguintes:
- Euribor a três meses: a prestação que vai pagar nos próximos três meses irá descer para 675,91 euros, menos 40,73 euros (-5,68%) relativamente à prestação que pagava desde Dezembro;
- Euribor a seis meses: a prestação que vai pagar nos próximos seis meses rondará os 670,64 euros, uma descida de 82,72 euros (-11%) em relação à prestação que pagava desde Setembro;
- Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar nos próximos 12 meses irá cair para 665,89 euros, menos 109,45 euros (-14,12%) face à prestação que pagou no último ano.