A candidata da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Ponta Delgada, nas eleições autárquicas do próximo dia 12 de Outubro, Alexandra Cunha, lamenta que sejam o Governo Regional e a Câmara Municipal de Ponta Delgada a “criar problemas à Freguesia dos Mosteiros, nomeadamente através de investimentos inacabados”.
Numa primeira visita à Freguesia dos Mosteiros, Alexandra Cunha reuniu com a Junta de Freguesia, Banda Harmonia Mosteirense e Casa do Povo dos Mosteiros.
Após reunir com o executivo da Junta de Freguesia local, a líder da candidatura Ponta Delgada Primeiro denunciou “o projecto inacabado, por parte da Câmara Municipal, do Pavilhão Multiusos e a falta de atenção do Governo Regional às zonas balneares da Freguesia”, para além “da falta de limpeza da Ribeira” da freguesia.
Quanto ao Pavilhão Multiusos, Alexandra Cunha lembra que esta é uma “questão que há muito inquieta os mosteirenses e que exige uma resposta clara, transparente e urgente, sem subterfúgios ou justificações vagas”, uma vez que, disse, esta é “uma infra-estrutura essencial para a coesão social, a prática desportiva, o desenvolvimento cultural e a qualidade de vida da população da freguesia, frequentemente esquecida nas prioridades do executivo municipal”.
A cabeça de lista liberal à presidência do Município lembra que “a obra foi anunciada em 2021, com um investimento previsto de cerca de 130 mil euros, valor esse que constava de uma placa informativa colocada no local, mas, entretanto, mandada retirar por ordem do Presidente da Câmara, o que só adensa as dúvidas. Estamos perante mais um processo mal explicado, com decisões contraditórias, que levanta dúvidas legítimas”, uma vez que, acrescentou Alexandra Cunha, “já no mandato deste executivo camarário, em 2022, 2023 e 2024, apesar de o pavilhão estar incompleto, o espaço foi utilizado para as festas do Espírito Santo e para o Festival das Marés”. Em 2025, a Autarquia não autorizou nenhum daqueles eventos.
Por isso, criticou a candidata da IL, “um executivo que anuncia milhões, mas não tem uns tostões para acabar uma infra-estrutura tão importante para os mosteirenses, que continuam sem acesso a uma infra-estrutura desportiva, de apoio à actividades física, obrigando a que um número considerável de crianças da Freguesia dos Mosteiros se tenham que deslocar para outras freguesias para praticar desporto, muitas vezes sem transporte próprio, já para não falar nos idosos que poderiam ter ali um espaço digno para actividades físicas. Este local concluído permitiria reunir a comunidade em torno de eventos culturais, sociais e recreativos”.
Quanto às questões que dependem do Governo Regional, Alexandra Cunha aponta como “preocupação maior” a questão da falta de limpeza na ribeira da freguesia: “A Ribeira que atravessa os Mosteiros foi limpa na parte que é da responsabilidade da Câmara Municipal. O pior é que o Governo Regional não limpou a montante o que coloca em risco, numa próxima intempérie, todo o trabalho realizado a jusante”.
Já no que toca às zonas balneares (numa freguesia com duas piscinas naturais), “poderiam e deveriam ter outras condições de acesso”, mas estes acessos “são responsabilidade do Governo Regional, que parece ter esquecido os Mosteiros, o mesmo acontecendo na freguesia vizinha, no caso da Ferraria”.
Uma última preocupação da candidatura Ponta Delgada Primeiro prende-se com a “falta de habitação para fixação de famílias”, apontando Alexandra Cunha que “existem terrenos que são do Governo Regional e que dariam para lotear e construir casas, mas, mais uma vez, o Governo Regional não dá prioridade aos Mosteiros”, concluiu.