Edit Template

Presidente do município reforça contactos para a reabertura do Aeroporto Internacional de Santa Maria no período nocturno

A Presidente do município de Vila do Porto pretende reforçar novos contactos relativamente à necessidade de reabertura do Aeroporto Internacional de Santa Maria, no período nocturno, salientando que pretende oficiar, novamente, as entidades competentes para o efeito, a começar pela própria ANA/VINCI, que gere a infra-estrutura.
O reforço da posição da Presidente do Município advém após os dois últimos pedidos de aterragens de emergência: um da companhia aérea Avianca em Novembro, com cerca de 250 passageiros e outro da companhia aérea Air Europa em Dezembro, com cerca de 355 passageiros.
Para Bárbara Chaves, estas situações reforçam a importância do Aeroporto Internacional de Santa Maria como uma infra-estrutura de enorme relevância de apoio de retaguarda em caso de emergência para a aviação comercial transatlântica e de suporte a ETOPS das companhias aéreas.
A par das questões de segurança, a posição geoestratégica de Santa Maria tem também potencialidades no apoio à operação de escalas técnicas da Business Aviation, que podem ser muito mais exploradas, com as mais-valias económicas daí decorrentes, sendo que as questões da manutenção da condição do táxiway e melhoramento nas zonas estacionamento serão também assuntos a reforçar.
Acresce que a Presidente tinha já agendado uma reunião, para Novembro de 2023, em Lisboa, com o Ministro das Infra-estruturas para voltar a reforçar este tema, numa altura em que estavam a ser desenvolvidos esforços com vista a alterações ao contrato de concessão com a VINCI, por forma a que fossem ponderadas as preocupações relacionadas com o Aeroporto Internacional de Santa Maria nas futuras negociações com a VINCI.
A autarca tem vindo a acompanhar a situação desde Agosto de 2022, momento em que a ANA – Aeroportos de Portugal limitou o horário operacional desta infra-estrutura aeroportuária das 06h45 às 21h30, não permitindo as suas reaberturas no período nocturno em que vinha operando em horário H24 efectivo.
Em Agosto de 2022, a Presidente oficiou diversas entidades demonstrando a sua preocupação com a situação, nomeadamente a ANA/Aeroportos, a ANAC, o Ministério das Infra-estruturas e a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas.
Em Dezembro de 2022, reuniu-se, em Lisboa, com o Presidente da Comissão Executiva da VINCI/ANA Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonnièrerry, com o então Secretário de Estado das Comunicações, Hugo Mendes e com o Deputado do PS à Assembleia da República, Francisco César.
Ainda no final de 2022, no decorrer da Visita Estatutária à ilha de Santa Maria, a autarca questionou o Governo dos Açores sobre a situação, tendo respondido a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas que iria reunir-se com as diversas entidades para resolver o problema.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada arranca com repavimentação da Avenida 6 de Janeiro na freguesia da Covoada
Escola Secundária da Ribeira Grande distingue melhores alunos
Mais de uma centena de cursos previstos para 2025 no campo da formação agrícola
Parlamento aprova anteproposta para isenção do pagamento de direitos de partituras
Este ano vamos ter 200 escalas de navios cruzeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores