Edit Template

Chorar alivia a Alma!

Ao longo do nosso crescimento muitas vezes ouvimos “não chores”, “pareces um bebé”, o que cria a ideia de que o choro é sinal de fraqueza. Ensinam-nos, assim, que não deveríamos ter ou expressar certos sentimentos. À medida que crescemos aprendemos gradualmente a regularas nossas emoções, por vezes de forma desadequada, reprimindo e sufocando alguns dos nossos sentimentos, o que pode causar dor. Esta dor, inicialmente emocional, pode tornar-se física, porque as emoções não estão apenas nas nossas cabeças e também se manifestam através do corpo. Com efeito, vários estudos associam o reprimir emoções a uma menor resistência do sistema imunitário, doenças cardiovascularese doenças relacionadas com a saúde mental, como o stress, a ansiedade e a depressão.
No dicionário, ao procurar o significado da palavra chorar podemos encontrar verter lágrimas, fluir humor. Mas chorar é mais do que isso. Chorar tem a função de gerir o nosso stress e encontrar um ponto de equilíbrio emocional. Independentemente das emoções, o ser humano necessita de expressá-las de alguma forma, e o choro é, pois, a manifestação dos nossos sentimentos por meio de lágrimas. Neste sentido, chorar é saudável para o ser humano, apresentando benefícios ao nível do humor, fortalecendo o sistema imunitário, reduzindo o stress e gerando uma sensação de bem-estar generalizado, ajudando a libertar tensão acumulada.
Chorar não faz de nós pessoas mais fracas. Pelo contrário, é necessário à nossa saúde,independentemente do género. É um ato de coragem, porque leva-nos a encarar e a lidar com o que sentimos. Chorar significa ser humano, por isso, chore quando tiver vontade. Chore e limpe a alma.
Fique bem pela sua saúde e de todos os açorianos.
Um conselho da Direção da Delegação Regional da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Catarina Taibo

Edit Template
Notícias Recentes
Teleconsultas sobem para 19 969 em 2025 e mudam padrão de procura nas Unidades de Saúde de Ilha
Açores 2030 prevê 22 avisos em 2026 com 114,35 milhões de euros para apoiar projectos na Região
Portuguesa VisionWare leva Cibersegurança à Universidade dos Açores
Programa LEADER atinge execução de 42 milhões de eurose reforça apoio ao investimento rural, afirma António Ventura
Governo da República prepara medidas para valorizar a calçada portuguesa e Ponta Delgada integra candidatura à UNESCO
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores