Edit Template

Gilberto Vieira, Associação Turismo Rural“Açores não têm turismo a mais”

O Presidente das Casas Açorianas-Associação Regional de Turismo Rural, Gilberto Vieira, afirmou ontem que os Açores não têm turismo a mais.
“Basta verificar que o maior número dos turistas que nos visitam continua, de longe, a concentrar-se nos meses de Verão, depois vêm longos meses de sazonalidade. A isto acresce o facto de termos ilhas, como São Miguel e a Terceira que concentram a grande maioria dos turistas que nos visitam, enquanto outras continuam a receber um número bastante mais reduzido de turistas, uma pequena parte daqueles que nos visitam ao longo do ano”, acrescentou o empresário turístico.
Gilberto Vieira falava na abertura do Encontro das Casas Açorianas, que está a decorrer neste fim de semana na ilha de Santa Maria, com a participação de empresários do sector de todas as ilhas e vários convidados regionais e nacionais.
Para o dirigente da Associação, esta situação demonstra que os Açores “ainda estão bem longe de estarem esgotados em termos turísticos, bem longe de terem turistas a mais. Aliás, enquanto os números do turismo não forem mais equilibrados ao longo de todo o ano, enquanto o turismo não chegar a todas as nossas ilhas com a força de poder contribuir para o crescimento de cada uma das economias locais, diremos que continuamos a poder crescer em número de turistas”.
E acrescentou: “Apesar de tudo isto, e face aos indicadores do ano passado, sabemos que não faltarão as vozes daqueles que “torcem o nariz” ao desenvolvimento turístico da região e que virão agora, tal como já o fizeram no passado, clamar que temos turistas a mais. Podem, esses ou outros, clamar acerca da degradação ambiental do nosso território, mas também aqui faltarão à verdade. E a verdade é que os Açores estão constantemente a ser reconhecidos internacionalmente como um destino que preserva o ambiente, como um destino sustentável”.
Depois de referir os inúmeros prémios que os Açores têm recebido a nível mundial no sector do turismo, Gilberto Vieira alerta que ”o turismo nos Açores está a atingir a sua maturidade, e nós, associados das Casas Açorianas – Associação e Turismo em Espaço Rural, orgulhamo-nos disso, orgulhamo-nos do contributo que sempre demos para que isso pudesse acontecer. Agora que chegamos a essa maturidade, com o reconhecimento que o turismo açoriano tem no país, e internacionalmente, a nossa responsabilidade não diminuiu. Muito pelo contrário, a nossa responsabilidade aumentou. Por isso temos de continuar a crescer cuidando”.
O empresário de turismo rural, que é proprietário da Quinta do Martelo, na ilha Terceira, finalizou a sua intervenção com um apelo: “Temos de valorizar o território, temos de valorizar a nossa oferta turística, procurar receber ainda melhor o turista do que já fazemos, procurar corresponder às suas necessidades no que diz respeito à prestação de serviços, procurar valorizar a nossa gastronomia que estes tanto apreciam. Só assim o turista que nos visita poderá reconhecer que a nossa oferta tem a qualidade a que aspirou ao escolher os Açores para as suas férias e ser o nosso melhor embaixador junto das suas comunidades, divulgando as suas experiências e o seu agrado pela forma como aqui foi acolhido e por tudo o que o destino lhe ofereceu”.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada arranca com repavimentação da Avenida 6 de Janeiro na freguesia da Covoada
Escola Secundária da Ribeira Grande distingue melhores alunos
Mais de uma centena de cursos previstos para 2025 no campo da formação agrícola
Parlamento aprova anteproposta para isenção do pagamento de direitos de partituras
Este ano vamos ter 200 escalas de navios cruzeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores