Dia Mundial da Poesia assinalado na Lagoa
Diário dos Açores

Dia Mundial da Poesia assinalado na Lagoa

Previous Article Previous Article Governo dos Açores promove sessão de reflexão sobre a nova estratégia para as Regiões Ultraperiféricas
Next Article A penúria do Estado

A Câmara Municipal da Lagoa, através da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, e em parceira com a Escola Secundária da Lagoa, assinalou o Dia Mundial da Poesia e associou-se às comemorações do centenário do nascimento de Natália Correia, com duas iniciativas: uma palestra sobre Natália Correia e a distribuição de poemas por estabelecimentos de restauração da freguesia de N. Sra. do Rosário.
No dia 20, teve lugar a palestra «Natália Correia – a ilha e o mundo», proferida pela investigadora Ângela Almeida no auditório da Escola Secundária. Esta conquanto fosse, igualmente, destinada ao público em geral, foi pensada para alunos dos 11.º e 12.º anos e alunos de cursos profissionais, como foi o caso do curso de comércio da Escola Secundária da Lagoa, bem como alunos da escola profissional INETESE. Marcaram presença, também, representantes de algumas instituições do concelho.
Aquando da abertura das comemorações, a vereadora da área da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Lagoa, Albertina Oliveira, agradeceu a forma positiva como o conselho executivo da Escola Secundária da Lagoa se associou às iniciativas. Destacou a relevância formativa da palestra, sublinhando ser “uma honra contar com a presença de Ângela Almeida, poeta, investigadora de Natália Correia e com várias obras publicadas”. É Doutorada em Literatura Portuguesa, com uma tese intitulada «A Simbólica da Ilha e do Pentecostalismo em Natália Correia» e pertence ao quadro da Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada. Na sua apresentação, Ângela Almeida abordou a obra de Natália Correia, destacou o seu papel interventivo e na política, a defesa da liberdade, dos direitos humanos e da mulher, bem como a ligação à ilha, a Portugal e ao mundo. No final da sessão, houve um momento para questões e conversa com os presentes.
Ontem, dia em que se assinala o Dia Mundial da Poesia, os alunos do curso profissional de comércio da Escola Secundária, que inclusive assistiram à palestra, dinamizaram a acção «A poesia é para comer». Esta iniciativa consistiu na distribuição de poemas de Natália Correia por estabelecimentos de restauração na freguesia de Nossa Senhora do Rosário.
Com essa programação a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira dá seguimento à sua linha de actuação assumindo-se como um espaço vivo de educação não formal, trabalhando com públicos diversos, dentro e fora do seu espaço, e assinalando marcos importantes, como o Dia Mundial da Poesia e o centenário do nascimento de Natália Correia.

Share

Print

Theme picker