Edit Template

Dia Mundial da Poesia assinalado na Lagoa com palestra de Júlio Tavares Oliveira

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia, a Câmara Municipal da Lagoa, através do Serviço Educativo da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, promoveu uma palestra, proferida por Júlio Tavares Oliveira, intitulada «Comemorando 10 anos de escrita literária: os desafios de um jovem escritor».
A iniciativa foi apresentada aos alunos do 10.º ano, no auditório da Escola Secundária da Lagoa, com o objectivo de promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia.
Na sua palestra, Júlio Tavares Oliveira começou por descrever o seu percurso escolar e formação elementar e académica, assim como a sua experiência profissional e literária. Apresentou, depois, a distinção entre linguagem literária/artística e linguagem não literária e descreveu a importância dos “clássicos” na formação do escritor/poeta. Concluiu a apresentação, referindo as suas aprendizagens de vida, ao longo dos últimos 10 anos, e oferecendo a oportunidade aos jovens de colocarem questões.
Com apenas 26 anos de idade, o autor natural de Lagoa, São Miguel, possui já vários livros de poesia e história local publicados. Na área da poesia, publicou sete obras entre elas: «Nomes», «O Diagrama do Escuro», «Versos Experimentados», «Mors-Amor» e «Para que lado cai a carne quando morre».
De referir, ainda, que o jovem autor lagoense venceu, dois anos consecutivos (2022 e 2023), o Concurso de Poesia da Universidade dos Açores/FCSH/AmericanCorner. Foi apresentado, ou prefaciado, por alguns nomes da poesia açoriana e literatura portuguesa, como Leonor Sampaio e Silva, Urbano Bettencourt, Daniel Gonçalves, Onésimo Teotónio Almeida, Ana Cristina Gil, Maria João Ruivo, Susana Goulart Costa, Nuno Costa Santos e Pedro Chagas Freitas, entre outros. Participou em várias antologias e teve duas participações na conceituada revista literária «Grotta». É aluno do terceiro ano de Estudos Portugueses e Ingleses, pela Universidade dos Açores e tem formação profissional em Escrita Criativa, Métodos e Técnicas Pedagógicas e em Educação Não-Formal em Contexto Escolar.
De lembrar que, as comemorações do Dia Mundial da Poesia iniciaram na Lagoa, com a palestra dedicada a Manuel Augusto de Amaral, ministrada por Malvina Sousa, que teve lugar no Auditório Ferreira da Silva, na Vila de Água de Pau.
O Dia Mundial da Poesia comemora-se anualmente, a 21 de Março. A data foi implementada na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999. Este dia pretende salientar a importância da poesia enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade. Celebra também a criatividade, a pluralidade linguística e cultural e promove o ensino e a declamação da poesia.

Edit Template
Notícias Recentes
“Estamos Preocupados; É preciso maior promoção do destino Açores”
Ilídia Quadrado nega ter sido convidada para portos dos açores
Açores já têm um guia para contratar Estrangeiros
Polícia Marítima detecta irregularidades em barcos de pesca em S. Miguel
Ribeira Grande assinala Dia Municipal do Bombeiro
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores