Edit Template

PAN defende IVG em todosos hospitais da Região

O PAN/Açores anunciou ontem que “desde 2022 vem alertando o Governo Regional para a violação do direito à saúde das mulheres açorianas devido às dificuldades sentidas no acesso ao procedimento para interrupção voluntária da gravidez na Região”.
“Após vários alertas do PAN/Açores para a perpetuação da violação do direito das mulheres açorianas em aceder ao IVG na Região, o partido vê com agrado o comportamento, embora tardio, do HDES em voltar a disponibilizar o acesso à IVG às mulheres açorianas na Região. Contudo, lamenta que o HDES seja o único hospital do SRS a realizar o procedimento”, sublinha o PAN..
“Assim, verifica-se a sucessiva falta de vontade do Executivo na real resolução deste problema que, atendendo à legalidade da sua natureza, não pode enfrentar listas de espera. Pelo que, é urgente que todos os hospitais públicos da Região possam disponibilizar este procedimento às mulheres dos Açores, assegurando a autonomia reprodutiva a todas as mulheres dos Açores”, acrescenta.
O porta voz e deputado do PAN/Açores, Pedro Neves, conclui: “O Serviço Regional de Saúde continua a não garantir o acesso à saúde feminina, em igualdade de condições, a todas as mulheres açorianas. Que o exemplo do HDES seja seguido pelos demais hospitais públicos da Região. É um direito das mulheres que pretende evitar a realização de procedimentos clandestinos colocando a sua saúde em risco ou perigo”.

Edit Template
Notícias Recentes
Gastamos mais nos transportes e menos em restaurantes e alojamento - Famílias açorianas têm despesa média anual de 19.400 Euros
Navio ‘Laura’ vai trazer 300 viaturas de Lisboa
PJ faz buscas na escola Antero de Quental
Região conta com mais 94 licenciados em enfermagem a partir de hoje
Novo concurso para reabilitar ruas nas Capelas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores