Edit Template

Resoluções: fáceis de fazer, difíceis de manter?

Fazer mais exercício físico, deixar de fumar e perder peso, são algumas das resoluções mais comuns do Ano Novo. Se mudar a nossa identidade é uma expectativa irrealista, definir objetivos específicos e alcançáveis ao longo do ano, em vez de uma meta única e esmagadora no dia 1 de janeiro, pode ajudá-lo a alcançar o que pretende.
Se criar resoluções realistas, terá maior probabilidade de as manter ao longo do ano, incorporando comportamentos saudáveis no seu dia a dia. Aqui estão algumas dicas baseadas em evidências da Ciência Psicológica para manter estas resoluções:

  • Cultive o apoio social. Partilhar as nossas metas com colegas de trabalho, amigos ou familiares pode aumentar a motivação, sensação de apoio e probabilidade de sucesso.
  • Acompanhe o seu progresso registando da sua mudança de comportamento. Esta automonitorização aumenta a probabilidade de manter a resolução.
  • Recompense os seus sucessos. Reforce-se positivamente a cada passo realizado. Pode criar um contrato de recompensa com uma pessoa próxima de si.
  • Crie um comportamento que contrarie o seu problema. Por exemplo, aprenda a ser assertivo se a sua resolução for ser menos passivo, ou aprenda a relaxar se tiver decidido diminuir o stresse.
  • Organize o seu ambiente para ajudá-lo, em vez de atrapalhá-lo. Limite a exposição a situações de alto risco. Se quer limitar o consumo de doces, não fique na pastelaria.
  • Espere deslizes ocasionais nas suas resoluções. A maioria das pessoas bem-sucedidas nas suas resoluções falha em janeiro. Um desequilíbrio não precisa ser uma queda, recomponha-se e comprometa-se novamente com a sua resolução após um deslize. Não deixe que uma aula de exercícios perdida termine o programa de exercícios. Evite culpar-se após um deslize.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibiliza mais informação sobre esta temática no sítio: www.eusinto.me.
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos.
Um conselho da Direção Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

César Duarte Soares*

* Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores