Edit Template

Nina Medeiros expõe no Convento de Santo António

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Museu de Lagoa – Açores, vai inaugurar, no próximo dia 24 de Fevereiro, pelas 17h00, a exposição “Mau Feitio”, de Nina Medeiros, tendo como artista convidada Sofia de Medeiros. A exposição estará patente até dia 17 de Maio no Convento de Santo António.
A exposição inclui onze obras de Nina Medeiros, entre trabalhos em acrílico e óleo sobre tela, aguarela e óleo sobre papel tela, a maioria produzida em 2023, havendo ainda peças de 2024, nunca apresentadas ao público. Aquando da concepção expositiva de “Mau feitio”, Nina Medeiros sentiu a necessidade de incorporar outra linguagem, distinta da sua, convidando a escultora Sofia de Medeiros, que incluiu algumas peças volumétricas executadas em ferro e têxteis. Desta forma, a exposição é composta, também, por quatro peças de Sofia de Medeiros, três destas produzidas este ano.
“Mau Feitio” assinala, segundo Nina Medeiros, o seu compromisso com a pintura, o plano, a superfície, uma prática, uma inquietação que persiste no tempo e que a leva a construir imagens num diálogo entre pigmentos e temáticas. A artista introduziu nesta exposição, também desenhos a partir de esquiços rápidos, revelando o seu gosto pelo desenho livre, com referências à paisagem, como espaço natural e habitado. Representa, ainda, de acordo com a autora “um compromisso autêntico e duradouro de enaltecer o artista e a sua visão”.
Nina Medeiros concluiu a licenciatura em Artes Plásticas/Pintura no Monteserrat Collegeof Art, Massachusetts, e em Art Education, na Universidade de Massachusetts, Dartmouth. Expõe regularmente desde 1992 e o seu percurso artístico traduz-se em cerca de duas dezenas de exposições individuais, e mais de trinta participações em mostras colectivas. Os seus trabalhos já estiveram expostos em diversas ilhas dos Açores, em Lisboa, Madeira, Estados Unidos, Bermudas, Macau e Brasil.
Por sua vez, Sofia de Medeiros é licenciada em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e bacharel em Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Foi bolseira no programa Sócrates/Erasmus em Inglaterra. É Mestre em História da Arte pela Universidade Lusíada de Lisboa. Expõe colectiva e individualmente desde 1997, em diversos locais como Porto, Lisboa, Guimarães, Coimbra, Nazaré, Óbidos, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, entre outros. Está representada em várias colecções públicas.
Todos os interessados poderão visitar a exposição, gratuitamente, de Segunda a Sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. A autarquia garante, também, a abertura nos Sábados de 2 de Março, 13 de Abril e 11 de Maio, das 14h00 às 17h30.

Edit Template
Notícias Recentes
Taxa turística em São Miguel adiada para 1 de Janeiro 2025
ANAC investiga nos Açores se há práticas anticoncorrencias na aviação
“Rotterdam” Hoje em Ponta Delgada com 2.500 Passageiros
Governo dá continuidade à estrutura de missão no âmbito da saúde mental
Normalizadas as ligações aéreas com o Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores