Edit Template

Candidata do BE às nacionais defende reforço dos apoios sociais

Joana Bettencourt, primeira candidata do Bloco à Assembleia da República pelos Açores, destaca a importância dos apoios sociais para combater a pobreza e para promover o sucesso escolar e a integração no mercado de trabalho da população mais frágil.
O Bloco propõe o reforço dos apoios sociais e o aumento da sua abrangência.
Numa visita ao projeto “As nossas Quintas”, do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Cáritas da Ilha Terceira, Joana Bettencourt salientou a importância de projectos que trabalham para a autonomização e capacitação pessoal e profissional dos jovens e afirmou que “são necessárias políticas sociais fortes” para que “ninguém seja deixado para trás”.
A candidata do Bloco assinala que os Açores são a região mais pobre do país – com 26% da população em risco de pobreza – e considera que os apoios sociais que existem actualmente são insuficientes para dar resposta a este problema.
“O subsídio de desemprego, o rendimento social de inserção e o abono de família não chegam a muitas pessoas, que são deixadas para trás”, por isso “precisamos de outras políticas sociais nacionais”, disse a candidata.
O Bloco defende o reforço do subsídio de desemprego, que deve ter o salário mínimo como referência, e defende o alargamento do abono de família a todas as crianças, independentemente do escalão.
Além disso, o Bloco propõe também a criação de um novo apoio que unifique os apoios sociais existentes, como o RSI e o subsídio social de desemprego.
Joana Bettencourt lamentou a estigmatização de que os beneficiários do Rendimento Social de Inserção são alvo, particularmente pelos partidos de direita, que “passam a vida a falar nisso como se os beneficiários do RSI fossem criminosos”. “Isso não é aceitável”, disse a candidata, que salientou que a maioria das pessoas que recebe este apoio social “são crianças e idosos que precisam mesmo de apoio”.
“Estamos a falar de um apoio que só é atribuído em situações de extrema pobreza”, acrescentou.
Questionada sobre a necessidade de haver mais fiscalização relativamente à atribuição do RSI, Joana Bettencourt afirmou que é necessária a mesma fiscalização que se exige a qualquer apoio público que seja atribuído às famílias e às empresas.
“Não se pode é continuar a estigmatizar e a fazer do RSI o grande problema e o grande crime da nossa sociedade”, concluiu a candidata do Bloco de Esquerda.

Edit Template
Notícias Recentes
Centro de Formação Artística da Câmara Municipal da Madalena dá palco ao talento em recitais de classes
Padre Júlio Rocha nas Conversas na Sacristia a 18 de Junho
Amigos dos Açores reforçam valorização ambiental em visita de estudo a São Jorge
Prisão preventiva para suspeito por diversos crimes na Ribeira Grande
José Manuel Bolieiro destaca investimento que aumenta em 31% a capacidade de cuidados continuados em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores