Edit Template

Mais de uma dezena de jovens reclusos integram Academia Empreendedora – Activa o teu Potencial

Arrancou na Segunda-feira no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, o projecto-piloto da “Academia Empreendedora – Activa o teu Potencial”, uma iniciativa do Governo dos Açores em parceria com a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Ao longo de 10 sessões, mais de uma dezena de reclusos com idades até aos 35 anos vão dinamizar este programa de promoção de competências empreendedoras e sociais, tendo em vista um primeiro contacto intensivo com conceitos e práticas associadas ao empreendedorismo, como comportamentos e atitudes, inovação, gestão ou comunicação, por exemplo.
O objectivo é a capacitação dos jovens reclusos para a construção de novos percursos de vida e a sua reintegração sócio-profissional após execução da pena e consequente libertação.
A “Academia Empreendedora – Activa o teu Potencial” percorre diferentes etapas, entre as quais a actividade “Empreendedor por um dia”, que permitirá aos jovens uma experiência real de criação de um micro negócio, e o “Encontro com Empreendedores” para que os participantes possam conhecer e interagir com os protagonistas de histórias de desafio, aprendizagem e sucesso.
O programa culmina com a realização da “Feira do Empreendedor” para que os jovens reclusos participantes possam apresentar e defender o seu projecto de empreendedorismo à comunidade.
A implementação do projecto-piloto da “Academia Empreendedora – Activa o teu Potencial” no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada resulta de um protocolo assinado em Janeiro último pela Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, e pelo Director-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa Gonçalves.
A Academia Empreendedora é implementada pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direcção Regional da Juventude.
Além da modalidade “Activa o teu potencial”, destinada à população jovem reclusa nos Açores, inclui ainda a “Escola de Líderes”, que percorre todos os ciclos de ensino, incluindo o Ensino Universitário e o Ensino Profissional, bem como Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo aprova plano regional para gerir secas e escassez de água nos Açores e cria comissão de resposta rápida
Governo terá de investir 1 779 M€ entre 2025 e 2050 para atinguir a neutralidade carbónica nos Açores
Federação de Bombeiros dos Açores receosa com eventuais limitações orçamentais para 2026
José Manuel Bolieiro sublinha importância do “diálogo” e defende “estabilidade” para viabilização do Orçamento de 2026
Abertas candidaturas para empresas açorianas integrarem a Web Summit 2025
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores