Edit Template

O Sono e a Saúde

Um sono de qualidade é fundamental para garantir uma boa saúde e o bem-estar geral.
Dormir mal está associado a problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, deficiências imunitárias, depressão e ansiedade.
O número de horas de sono recomendado para pessoas adultas e saudáveis pode variar entre as 7 a 9 horas de sono, por dia. Já os bebés, crianças e adolescentes precisam de mais horas de sono. Ter um padrão de sono adequado na infância é um alicerce que favorece a continuação de um sono de boa qualidade na idade adulta. Infelizmente, na minha prática profissional, constato cada vez mais crianças com perturbações no sono.
A redução do tempo de sono pode ter como consequência a diminuição da capacidade de atenção, dificuldades na memória e aprendizagem, comportamento hiperativo e/ou agressivo, irritabilidade (birras), humor variável, sonolência e comportamentos de risco nos adolescentes. A obesidade tem também sido relacionada com a diminuição da quantidade de sono.
Para ter um padrão de sono saudável, devemos ter uma boa higiene do sono. Evitar fazer sestas (não devem ultrapassar os 20 a 30 minutos), comer e beber em grandes quantidades ao final do dia, bem como o consumir cafeína (a partir do final da tarde) e nicotina (uma a duas horas antes de ir para a cama).
É particularmente importante estabelecer uma rotina de deitar, baixar a luminosidade ou ativar o modo noturno nos ecrãs e evitá-los uma hora antes de deitar, não trabalhar no quarto e evitar atividades estimulantes que impliquem forte atividade cerebral. O exercício físico é benéfico, mas longe da hora de dormir.
Estes hábitos devem ser seguidos por todos para promover um bom padrão de sono, mas quando se instalada a insónia (dificuldade em adormecer, manter o sono durante a noite ou por despertar precocemente), não são suficientes. Nestes casos, as recomendações internacionais, indicam que devemos consultar um especialista em terapia cognitivo-comportamental para a insónia, que em conjunto com a pessoa, delineará um plano de intervenção para restaurar o padrão de sono e combater a insónia.
Poderá encontrar mais informação sobre este tema no site da Ordem dos Psicólogos Portugueses: https://eusinto.me/bem-estar-e-saude-psicologica/estilos-de-vida-saudaveis/sono-bem-estar-e-saude-psicologica/

Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos.
Um conselho da Direção Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

César Duarte Soares *

*Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde

Edit Template
Notícias Recentes
Taxa turística em São Miguel adiada para 1 de Janeiro 2025
ANAC investiga nos Açores se há práticas anticoncorrencias na aviação
“Rotterdam” Hoje em Ponta Delgada com 2.500 Passageiros
Governo dá continuidade à estrutura de missão no âmbito da saúde mental
Normalizadas as ligações aéreas com o Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores