Edit Template

Eurodeputada desafia jovens açorianosa candidatarem-se a programas europeus

A eurodeputada do PSD, Vânia Neto, participou na conferência “Europa Viva”, que decorreu na Escola Secundária Domingos Rebelo em Ponta Delgada, onde desafiou os jovens açorianos a aproveitar as oportunidades europeias em curso e a serem embaixadores do projecto europeu na Região.
Vânia Neto, que acaba de assumir funções como deputada ao Parlamento Europeu, com responsabilidade nas comissões parlamentares da Indústria, Investigação e Energia, bem como na das Pescas, em substituição de Maria da Graça Carvalho (agora Ministra do Ambiente e Energia), desafiou os jovens da escola Domingos Rebelo a candidatarem-se ao convite à apresentação de propostas #Youth4OutermostRegions, lançado pela Comissão Europeia.
Esta é uma oportunidade destinada aos jovens das Regiões Ultraperiféricas, pelo que os jovens açorianos, entre os 15 e os 24 anos, podem candidatar-se, individualmente ou em equipa, a um voucher de até 10 mil euros para implementarem projectos que visem melhorar as suas comunidades locais e o desenvolvimento da Região. Para a eurodeputada “este é um sinal de que a UE não deixa ninguém para trás e uma oportunidade para os jovens açorianos contribuírem com as suas ideias para o projecto europeu, em permanente construção”. Também as associações que trabalham com jovens e estabelecimentos de ensino podem candidatar-se a esta oportunidade. O prazo para submissão de projectos é simbolicamente o dia 9 de maio, o Dia da Europa.
Também o programa DiscoverEU foi abordado, uma oportunidade para os jovens com 18 anos explorarem a UE de comboio (condição dos jovens açorianos acautelada, uma vez que a viagem de avião de ligação ao continente é assegurada pelo programa), conhecerem a história, cultura, gastronomia e outros locais de outros Estados-Membros. As candidaturas estão abertas de 16 a 30 de Abril.
Nesta conferência, que promoveu o diálogo entre a nova eurodeputada social-democrata e jovens açorianos, Vânia Neto referiu ainda que estes “são naturalmente embaixadores da UE na Região”, pelo acesso facilitado que têm a informação, deixando-lhes o desafio de disseminar conhecimentos sobre a UE para ajudarem a combater a abstenção já nas próximas eleições europeias.

Edit Template
Notícias Recentes
MIDAS chega aos Açores com assinatura de nova oficina franqueada em Ponta Delgada
Projecto católico de voluntariado universitário “Missão País” regressa pelo último ano a Vila Franca do Campo entre os dias 7 e 15 de Fevereiro
Governo da República prorroga até 2029 Missão da Plataforma Continental e prepara nova fase técnica nos Açores
Ponta Delgada longe das preferências como destino para a celebração do Ano Novo
Associação Portuguesa para a Qualidade distingue Equipa INOVS-APQ, Grupo Finançor e José Luís Amaral
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores