Edit Template

“Cut the bullshit”(Deixa-te de tretas)

Como, e muito bem, afirmaram vários analistas, o Partido Republicano (de grandes credenciais democráticas) transformou-se numa mera organização de culto de Donald John Trump. Passando a ser a caixa de ressonância de um individuo patologicamente narcisista, boçal e sem qualquer espécie de escrúpulos.
Individuo que não respeita nada nem ninguém, mesmo após ser condenado por um júri de 12 jurados, escolhidos aleatoriamente entre os cidadãos de Nova Iorque e aceites pela acusação e pela defesa. Como afirmou, em editorial, o jornal Financial Times “Doze jurados de um modesto tribunal de Manhattan enviaram uma mensagem histórica: ninguém na América, nem sequer um anterior Presidente, está acima da lei”.
Mas Trump não tardou em afirmar que tudo isso foi feito e organizado pelo presidente Biden e que se considera um preso político, em mais uma tirada de vitimização. E como isso não fosse suficientemente grave, o próprio speaker da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, disse imediatamente que foram “os democratas” e não o júri quem condenou Trump “como parte da utilização do sistema de justiça como arma política”!
O que significa um total desprezo pelo estado de direito por parte de um ex-presidente, logo apoiado por um alto dirigente republicano que só confirma o estado de bandalheira e obnubilação, intelectual e política, em que se afunda o que resta do partido republicano. Pondo em causa repetidamente e sem qualquer fundamento objectivo, os alicerces do estado de direito do Estados Unidos, o suposto farol do ocidente livre.
Assistindo nós, que vivemos a queda de dois governos por meras suspeitas, atónitos, a tais diatribes que só cabem no âmbito das paranoias e “fakenews” organizadas pela Fox News e pelas redes sociais afectas a Trump, em total contramão das mais elementares práticas democráticas.
Bem diz, José Pacheco Pereira, que Putin e Trump são os dois homens mais perigosos do mundo. Ambos procuram um poder absoluto nos despectivos países. Segundo aquele colunista “no plano internacional, o isolacionismo dos EUA é o melhor que Trump pode oferecer a Putin”. Mais do que nunca, a posição da América no mundo é crucial, nomeadamente na Ucrânia.
Trump tem vindo a montar um verdadeiro circo, sendo ele o palhaço principal. Com a anuência cobarde de um partido que deveria estar muito mais preocupado com a defesa da democracia e da constituição do que com a defesa de um narcisista profundamente patológico, extremamente perigoso e irresponsável. O que torna a falta de coragem dos republicanos numa postura, verdadeiramente, obscena.
Resta-nos esperar que, em contrapartida, a coragem manifestada pelos jurados e pelo próprio juiz consiga fazer alguma luz em quem acredita que Trump é o messias do slogan “Make America Great Again”. Porque o “trumpismo” mais não é mais do que uma narrativa paranoica de um líder que não tem os mais elementares princípios de honestidade, educação, bom senso e apego à liberdade.
Realmente o que se passa, hoje nos Estados Unidos é uma, muito triste, palhaçada, aos olhos de todos os cidadãos devidamente informados, intelectual e espiritualmente bem formados e que prezem a liberdade e a democracia. Estamos perante uma encruzilhada terrível que poderá em causa a ordem mundial, que conhecemos, em total polvorosa.
Um país como os Estados Unidos, que tem uma massa critica vastíssima de gente de grande qualidade, cívica e intelectual, bem poderia iniciar um movimento “Cut the bullshit” (Deixa-te de tretas) como antidoto para o slogan fascistoide de Trump. Porque aqui não se trata de escolher entre republicanos ou democratas, mas de escolher entre a barbárie ou o estado de direito, a democracia e a liberdade.
Que ninguém, disso, tenha dúvidas.

António Simas Santos

Edit Template
Notícias Recentes
Hotel Hilton na Lagoa com mais de 100 quartos abre amanhã
Bolieiro anuncia apoios de 9,5 milhões de euros para a agricultura açoriana
Detenção de indivíduo por suspeita da prática do crime de ameaça e coacção sobre agente de autoridade
Homem detido na Ilha Terceira com 10,7 quilos de droga
Lagoa possui o maior Parque Tecnológico dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores