Edit Template

Centenas de carros aguardam transporte em Lisboa: Grupo Stellantis freta navio para trazer viaturas para os Açores

As empresas de navegação que ligam os portos de Portugal continental aos Açores (nomeadamente os de Leixões, Setúbal e Lisboa) não têm dado resposta às necessidades de transporte de carga para São Miguel.
A Mutualista Açoriana, a Transinsular e a GSLines Grupo Sousa, têm vindo com os navios cheios, havendo carga com semanas de atraso,
A situação é de tal forma complicada que o Grupo Automóvel Stellantis fretou um navio que sairá, provavelmente, ainda esta semana, de Lisboa, com automóveis para a Madeira e para a ilha de São Miguel, soube o nosso jornal.
De acordo com o site da Portos dos Açores, o ERK IZMIR, um navio destinado ao transporte de viaturas, com capacidade de transporte de cerca ce 600 automóveis, chegará na próxima semana, em princípio na Terça-feira, a Ponta Delgada, onde irá descarregar 164 viaturas.
As viaturas destinam-se à Peugeot, Citroën e Opel, entre outras marcas do Grupo Stellantis, que é representado nos Açores pela Centrum Açor, do empresário Sandro Paim e com relações estreitas com a 296, do empresário João Medeiros.
Recorde-se que o Grupo Stellantis é um grupo automóvel multinacional (França, Itália, EUA) formado a partir da união da italo-americana Fiat Chrysler Automobiles com a francesa PSA Group .
A sua sede localiza-se em Amsterdão, nos Países Baixos.
A palavra Stellantis tem as suas raízes no verbo latino stello que significa “iluminar com estrelas”.
Registado nos Países Baixos, o grupo reúne 14 marcas: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall, com presença em mais de 130 países, e fábricas em 30 países.
O nome Stellantis é usado exclusivamente como uma marca corporativa, enquanto os nomes e logotipos das marcas constituintes do grupo permanecem inalterados.
Em termos de vendas globais de veículos, dados de 2021, ano da sua criação, a Stellantis era a quinta maior montadora do mundo, atrás da Toyota, Volkswagen, Hyundai e General Motors.
Actualmente ocupa a quarta posição
Pelo terceiro ano consecutivo desde a sua criação, a Stellantis liderou o mercado automóvel total (veículos de passageiros + veículos comerciais ligeiros) em Portugal, em 2023, com um acumulado de 59.884 viaturas vendidas e uma quota de mercado de 26% (dados ACAP).
O Grupo liderou também o mercado de Veículos de Passageiros (VP) com 46.238 unidades e 23% de quota.
A liderança no mercado dos Veículos Comerciais (VCL) mantém-se inigualável, com uma quota de mercado de 48% e 13.646 unidades.
O Grupo foi também o Nº1 nas vendas no mercado de veículos eletrificados (BEV+PHEV), com 11.972 matrículas e uma quota de 18%.

Edit Template
Notícias Recentes
Chega diz que “Pico é uma vítima do excesso de proibicionismo”
Lagoa terá Plano Municipal de Juventude
Bombeiros de Ponta Delgada irão transportar Coroa do Município na Grande Coroação
Água Retorta recebe XII Mostra Gastronómica no final de Julho
Povoação prepara-se para “Kids Festival” nos dias 20 e 21 de Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores