Edit Template

Bolieiro valoriza “estabilidade demográfica por via da migração” nas Flores

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou na noite de Terça-feira a “estabilidade” demográfica, “por via da migração”, que a ilha das Flores tem registado nos últimos dois anos.
Falando após a reunião tida com o Conselho de Ilha das Flores, a propósito da visita estatutária do Governo Regional à ilha, José Manuel Bolieiro lembrou a implementação de um guia de facilitação de contratação de migrantes por parte das empresas.
Para além disso, estão em prática “políticas de apoio às famílias” que representam um “estímulo à natalidade”, sublinhou aos jornalistas o final do encontro tido nas Lajes das Flores.
Um tema naturalmente presente na reunião foi a reconstrução do porto comercial da ilha, que tem naturalmente um “calendário muito longo” e “será sempre tema nos próximos anos”.
A reconstrução do porto trará avanços nos campos da pesca e das marítimo-turísticas, por exemplo, “objetivos ambiciosos que se fazem em progresso”, de acordo com as possibilidades financeiras e sempre procurando que os concursos públicos não fiquem desertos.
No campo da saúde, o Presidente do Governo reconheceu desafios, mas destacou, nos anos recentes, com a governação da coligação, o “aumento significativo de consultas”, que se junta a cada vez mais deslocações de médicos especialistas à ilha.
“Tudo isto tem vindo a evoluir no sentido positivo”, vincou.

Inaugurado Centro de Resíduos

O Governo dos Açores inaugurou as obras de reestruturação do Centro de Processamento de Resíduos (CPR) da Ilha das Flores, para permitir a valorização dos resíduos orgânicos produzidos nos municípios das Lajes e Santa Cruz das Flores.
Segundo o Presidente do Executivo de coligação, José Manuel Bolieiro, que presidiu à cerimónia inaugural, o equipamento localizado no lugar da Várzea, no concelho de Lajes das Flores, custou 1,1 milhões de euros.
Com o investimento realizado, o CPR das Flores passou a dispor de um novo pavilhão que lhe possibilita “valorizar a recolha dos resíduos orgânicos”.
José Manuel Bolieiro referiu que o investimento é importante para a ilha das Flores, reconhecida como Reserva da Biosfera, por permitir que entre “num patamar de corresponder às exigências da União Europeia” para as percentagens de recolha selectiva para efeitos de reciclagem de resíduos orgânicos.
José Manuel Bolieiro referiu que em 2023 aconteceu uma infestação de baratas em resíduos acumulados na ilha devido às contingências que resultaram das incapacidades de transporte criadas pelo furacão Lorenzo (que atingiu a região em 2019) e pela depressão Efrain (em 2022) no porto das Flores.
O problema foi resolvido pelo Executivo regional, com a colaboração dos autarcas, “que quiseram ser parte da solução”.
“Pela sua parte, o Governo Regional ainda acrescentou valor ao Centro de Processamento de Resíduos, com este investimento para cima de um milhão e 100 mil euros que habilita, pela primeira vez, a ilha das Flores a esta recepção e tratamento dos resíduos orgânicos”, admitiu.
A cerimónia, na qual participaram a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, e o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, marcou o arranque da visita estatutária do Executivo à ilha das Flores.
“Viemos para demonstrar que este é um Governo de fazer”, disse.
José Manuel Bolieiro enalteceu a cooperação institucional e a “boa atitude” dos autarcas das Lajes e de Santa Cruz das Flores, presentes na cerimónia.
Do primeiro dia da visita estatutária à ilha das Flores constaram ainda reuniões com os presidentes da Câmara Municipal das Lajes e da Câmara Municipal de Santa Cruz e ao final da tarde reuniu ainda o Conselho de Ilha.
O Governo dos Açores terminou ontem a visita estatutária de um dia e meio à ilha das Flores, seguindo-se uma visita ao Corvo.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores