O trilho Janela do Inferno, no concelho da Lagoa, vai acolher no próximo dia 8 de Agosto, pelas 20h30, uma sessão de cinema nocturno na floresta. Esta iniciativa nasce da articulação entre os planos de actividades do Expolab –Centro de Ciência Viva e a Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), alavancado nos projectos LEVERS e Translighthouses.
De acordo com a organização, uma sessão de cinema ao ar livre é uma experiência única. Mas, uma sessão de cinema no meio da floresta, à noite, é sem dúvida uma experiência mágica. O filme a exibir será de temática ambiental, com especial enfoque na temática da água. Decorre de uma parceria com o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.
Esta actividade insere-se na dinamização de actividades de sensibilização ambiental no município da Lagoa. Neste caso, num dos mais emblemáticos trilhos do concelho e da ilha de São Miguel. O ponto de encontro será, pelas 20h00, na Casa da Água Trail Point, no lugar dos Remédios, freguesia de Santa Cruz, sendo que haverá transporte até junto do local onde será exibido o filme, durante a qual serão transmitidas algumas particularidades da Rota da Água, rede de percursos pedestres do concelho da Lagoa.
Apesar de ser de cariz gratuito, os interessados deverão realizar a sua inscrição através do QR Code no cartaz ou do link Ciência Viva no Verão 2024 (cienciaviva.pt). Os participantes devem levar lanterna e esteira/colchão “tipo ioga” para se sentarem durante a exibição do filme. Para mais informações, contactar através do telefone 296 960 520 ou do email [email protected].
O filme-documentário a ser projectado intitula-se “Esta é uma história sobre a água”, de Kathleen Harris e Samuel Viana, e foi vencedor da edição 2023 do prémio curta-metragem do Cine’Eco, que explora os impactos da agricultura industrial e de um clima em mudança numa comunidade rural no sudoeste de Portugal, onde multinacionais cultivam bagas destinadas a supermercados no Reino Unido e na Europa.
De referir, ainda, que a acção integra, também, a iniciativa nacional Ciência Viva no Verão em Rede, que traz a Ciência à rua desde 1996, na qual todos os anos são dinamizadas centenas de actividades pela Rede de Centros Ciência Viva, guiadas por investigadores e especialistas de instituições e associações científicas, museus, autarquias e empresas, num ambiente informal e descontraído.