A 4.ª edição dos Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda regressa, entre 14 e 28 de Setembro, com cinco concertos exclusivos, peças em estreia mundial de compositores portugueses e novas versões da obra deste ainda pouco conhecido compositor açoriano.
O ciclo Encontros Sonoros Atlânticos constitui-se como uma série de recitais de entrada livre em que obra do compositor, musicólogo e maestro açoriano Francisco de Lacerda (1869 – 1934) é o estímulo para a criação de novas peças musicais, em sintonia com os locais em que se apresentam.
Criado por iniciativa da Associação Francisco de Lacerda – a Música e o Mundo e com programação pelo compositor Vasco Mendonça, a viagem atlântica desta 4.ª edição tem início e término em Lisboa, com paragens obrigatórias em São Jorge, Terceira e São Miguel.
No último concerto do ciclo de 2024, a 28 de Setembro, a Orquestra Metropolitana de Lisboa estreia a obra vencedora da terceira edição do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium bcp.
Com um valor de 7.500,00€, o Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium bcp é hoje o maior galardão nacional destinado a composição para orquestra e a fomentar a criação musical em Portugal, tendo a Fundação Millennium bcp como mecenas exclusivo.
No programa dos Encontros Sonoros Atlânticos 2024 destaca-se também o workshop de orquestra de sopros e percussão, no Auditório Municipal e Centro Cultural das Velas, em São Jorge, a 17 de Setembro, pelas Filarmónica Nova Aliança de Velas e Filarmónica Sociedade Estímulo da Calheta de S. Jorge.
Nesta sua quarta edição, e prosseguindo uma aposta determinada na música nacional, o ciclo Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda apresenta o resultado de quatro encomendas: aos compositores Filipe Raposo e Sérgio Azevedo, com primeira apresentação pública no concerto de abertura; à compositora Fátima Fonte, em estreia no concerto na Terceira e aos compositores Nuno Costa e Óscar Graça, que pode ser ouvida pela primeira vez no concerto em São Miguel.
A 14 de Setembro, o ciclo Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda 2024 tem início no Panteão Nacional, em Lisboa, seguindo-se, a 18, o concerto insular inaugural no impressionante cenário da Fajã da Fragueira, em São Jorge, nas ruínas da casa de Francisco de Lacerda.
Viajando em seguida para a Terceira, a 20 de Setembro, os Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda 2024 apresentam um concerto no inesquecível cenário do Monte Brasil, em Angra do Heroísmo.
O quarto concerto do ciclo acontece a 21 de Setembro, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, em São Miguel e a edição de 2024 dos Encontro Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda termina a 28 de Setembro na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa.