Edit Template

Câmara do Nordeste apresenta Plano Municipal de Acção Climática

A Câmara do Nordeste realizou uma sessão pública de apresentação do Plano Municipal de Acção Climática.
Embora a elaboração do Plano responda a uma obrigação recente dos municípios, a Câmara Municipal do Nordeste apressou a criação do documento com vista ao levantamento das consequências mais evidentes das alterações climáticas, que no caso do concelho do Nordeste estão mais relacionadas com o aumento e frequência da pluviosidade, provocando deslizamentos de vertentes, inundações e possibilidade de cheias.
O documento elaborado aponta para outros problemas que embora não sejam tão evidentes no concelho seguem um padrão ao nível geral dos Açores, como seja, o aquecimento da temperatura e por vezes invernos mais frios do que o habitual.
A descarbonização, recorrendo menos a consumíveis fosseis; a eficiência energética; uma política de transportes menos poluidora; a aplicação de práticas agroflorestais adequadas; acções que promovam a biodiversidade; o ordenamento do território, entre outras questões que estão na ordem do dia no que respeita às alterações climáticas, estão propostas do Plano Municipal de Acção Climática.
O Plano, elaborado pela SPI Açores, teve o contributo de várias entidades locais, como as juntas de freguesia, os Serviços Florestais, a Spea Açores e o próprio Serviço Municipal de Protecção Civil.
O Plano encontra-se em fase de consulta pública, até ao dia 7 de Novembro, podendo ser consultado na câmara municipal ou através da página electrónica do município.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores