Hoje, feriado nacional, mas Dwomingo, damos duas sugestões aos nossos leitores.
Esta noite a Harmónica Furnense e o Grupo Folclórico das Camélias inaugurarão, a partir das 20h30, a abertura das Luzes do tão célebre e singular Presépio das Caldeiras das Furnas.
O mais afamado Presépio de Natal da ilha contará, novamente, com muitas lâmpadas led’s e centenas de figuras com algumas modificações e inovações. A organização é da Câmara da Povoação, que conta com a parceria da Junta de Freguesia de Furnas.
Durante a quadra natalícia estará prevista animação aos fins-de-semana na zona das Caldeiras.
A Câmara da Povoação e a Junta de Freguesia local empenharam-se na iluminação do Presépio e na recriação de novas cenas, que enriqueceram a zona das caldeiras. Este cartaz turístico, desta altura festiva, atrai todos os anos milhares de visitantes à apelidada “Sala de Visitas dos Açores”.
Durante a quadra natalícia, o Presépio das Furnas ficará iluminado continuamente durante a noite da consoada e também a mesma situação acontecerá na véspera de fim de ano e no próprio ano novo. Nos restantes dias, a iluminação estará disponível das 18h00 à 01h00.
Antes, no emblemático Campo de São Francisco, a magia do natal ganha vida, de hoje a 24 de Dezembro, entre as 13h00 e as 22h00, com a encantadora feira de artesanato, que conta com a participação de mais de três dezenas de artesãos do Concelho.
Passeando entre as bancadas, os visitantes poderão apreciar uma grande variedade de peças únicas, feitas à mão, que valorizam o nosso património cultural e convidam todos a celebrar as tradições e a apoiar o talento local.
Mesmo ao lado da pista de gelo, que faz as alegrias dos mais aventureiros, este é o lugar perfeito para encontrar aquele presente especial e viver a magia desta época natalícia na sua cidade, apreciando peças que vão desde a cerâmica figurativa à tecelagem, desde os presépios de lapinha às artes em escamas de peixe ou em folha de milho.
Para além de valorizar as habilidades dos artesãos da nossa comunidade, esta iniciativa municipal também vai contar com a participação especial de grupos de trabalho que assumem, também, a missão de manter viva as nossas tradições.