Edit Template

É mais compensador arrendar lojas do que casas em Ponta Delgada

Ao contrário da maioria das cidades do país, em Ponta Delgada é mais compensador arrendar lojas do que casas.
Segundo a plataforma imobiliário idealista, ao analisar as rendas das lojas e das casas nas 20 capitais de distrito portuguesas, conclui-se que é mais compensador arrendar uma habitação do que um espaço comercial na sua maioria (13 cidades).
Há, contudo, 10 grandes cidades onde é mais rentável aos proprietários continuar a arrendar os escritórios, uma vez que as rendas das casas são inferiores.
Por exemplo, em Ponta Delgada o arrendamento de uma habitação teve o custo mediano de 10,3 euros/m2 entre setembro e novembro, menos 5,3 euros/m2 do que o valor de renda de um escritório (15,6 euros/m2).
As rendas das casas só superam a dos escritórios em nove das 19 grandes cidades analisadas (nesta análise não há amostra significativa para Portalegre).
Estes dados sugerem uma recuperação e valorização do mercado de escritórios depois de um período conturbado pela massificação do teletrabalho e menor investimento perante os elevados custos de financiamento bancário.
Transformar escritórios em casas para, depois, colocar no mercado de arrendamento pode sair mais rentável em Évora (+6,1 euros/m2), no Porto (+4,2 euros/m2), Lisboa (+2,5 euros/m2), em Faro (+1,8 euros/m2) e em Coimbra (+1,8 euros/m2), mostram ainda os dados do idealista/data.
Em Castelo Branco, Guarda, Braga e Viana do Castelo também as rendas das casas superam as rendas dos escritórios, mas esta diferença é igual ou inferior a 1 euros/m2, pelo que será importante avaliar bem se compensa avançar com a conversão do uso dos imóveis. Aliás, um dos primeiros passos passa mesmo por verificar se o imóvel é convertível ou não.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores