Edit Template

André F. Rodrigues defende especificidades da ultraperiferia

Em debate da sessão plenária em Estrasburgo, André Franqueira Rodrigues sublinhou “A necessidade de garantir um rendimento justo e estável aos agricultores de hoje e construir um sector que seja suficientemente apelativo para atrair os agricultores de amanhã”.
O deputado intervinha no debate dedicado à comunicação da Comissão Europeia sobre uma “Visão para a Agricultura e Alimentação da UE”, que contou com a presença do Comissário Europeu para a Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen.
A Visão para a Agricultura e Alimentação, apresentada pela Comissão Europeia a 19 de Fevereiro último, apresenta-se como um roteiro para o futuro destes setores na Europa. O roteiro tem como objetivo definir as condições necessárias para o desenvolvimento de um sistema agroalimentar atrativo, competitivo, resiliente, orientado para o futuro e justo, em benefício das gerações atuais e futuras de agricultores e operadores.
O deputado açoriano alertou, porém, que estes objetivos “só serão concretizáveis com um orçamento robusto, capaz de enfrentar os desafios complexos que o sector enfrenta”, salientando que “é fundamental manter a coerência e interligação entre os fundos ligados à agricultura, assim como defender e reforçar o papel das parcerias com as autoridades regionais e locais na sua implementação”.
O apoio às Regiões Ultraperiféricas foi também tema sublinhado por Franqueira Rodrigues. Registando com satisfação “o reconhecimento na Visão para a Agricultura e Alimentação das especificidades das regiões ultraperiféricas e da importância do regime POSEI” o deputado não deixou de reforçar que “o programa POSEI precisa de ser atualizado, o que não acontece há mais de uma década para que possa corresponder às reais necessidades do sector agrícola nessas regiões, fazendo assim justiça a quem nelas trabalha”.

Edit Template
Notícias Recentes
Taxa de crimes contra as pessoas atinge nos Açores o valor mais alto desde 2015
José Manuel Bolieiro lamenta morte de Francisco Pinto Balsemão - “Foi sempre um homem compreensivo da Autonomia Política das Regiões Autónomas”
APAV promove debate sobre o impacto da violência interparental nas crianças e jovens
Detido suspeito do crime de ameaça agravada, com recurso a uma arma branca contra agente de autoridade na Ribeira Grande
Preço mediano das casas vendidas nos Açores foi de 1.409 euros por metro quadrado
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores