Edit Template

“Os nossos jovens são os verdadeiros embaixadores da literacia digital”, defende o Presidente da Assembleia Legislativa

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, desafiou, ontem, os jovens açorianos a assumirem o papel de embaixadores da literacia digital, promovendo “a utilização consciente” das novas tecnologias como forma de “combater a desinformação” numa era marcada pelo surgimento de regimes antidemocráticos.
“Vocês são a geração mais digital de todas, nasceram com o computador e o telemóvel na vossa vida quotidiana. Isso dá-vos um poder e uma responsabilidade enormes para usarem essa conexão ao digital na partilha da verdade e na defesa dos valores democráticos”, sublinhou o Presidente da Assembleia Legislativa, na abertura da sessão regional do ensino secundário e profissional do Parlamento dos Jovens, que teve lugar na sede do Parlamento açoriano.
Destacando a importância de combater a desinformação, alertando para os perigos do conteúdo viral e da tendência de aceitar algo como verdade apenas porque “toda a gente está a partilhar”, o Presidente Luís Garcia aproveitou a ocasião para alertar que “a disseminação de notícias falsas e a manipulação da opinião pública são ameaças reais”, defendendo que “cabe a cada um de nós assumir um papel activo na construção de uma cidadania digital mais sólida e informada”.
Nesse sentido, o Presidente do Parlamento açoriano incentivou os jovens a desenvolverem um espírito crítico apurado, questionando a veracidade das informações que consomem e partilham online. “Cada interacção digital conta. O simples ato de partilhar um conteúdo pode contribuir para a divulgação de informações falsas, o que reforça a necessidade de uma consciência individual mais responsável.”
Na segunda sessão, onde participam cerca de oitenta alunos de 36 escolas do ensino secundário e profissional da Região, o Presidente Luís Garcia recordou ainda a aposta que fez, no início da presente legislatura, no uso das novas tecnologias como meio de aproximar os cidadãos do Parlamento e de promover um maior conhecimento do primeiro órgão da Autonomia. Uma decisão que teve como principal objectivo “criar canais de comunicação mais directos e acessíveis, especialmente com os jovens”, incentivando-os a envolver-se activamente no projecto autonómico e a valorizar as instituições democráticas.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é um programa promovido pela Assembleia da República, em colaboração com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, com o objectivo de despertar nos estudantes o interesse pela participação cívica e política. A iniciativa procura ainda desenvolver as suas competências de argumentação e expressão, incentivando a defesa de ideias dentro dos princípios da tolerância e do respeito pela decisão da maioria.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores