Edit Template

‘Bensaude Hotels’ renova a marca

No ano em que celebra o seu 90.º aniversário, a Bensaude Hotels Collection revela o novo rebranding da marca que abrange o nome, agora Bensaude Hotels, e uma nova identidade visual.
“Esta transformação reflete a combinação perfeita entre a hospitalidade açoriana e uma visão mais moderna da marca, que se reflete nas dez unidades hoteleiras que a integram”, anuncia a empresa.
O projeto de rebranding, segundo explica nota da Bensaude, resulta de uma análise minuciosa da estratégia de arquitetura da marca, desenvolvida em estreita colaboração com a agência Saint Pirate.
Esta nova abordagem reflete o equilíbrio entre o legado histórico da Bensaude Hotels e a sua visão ambiciosa de crescimento, preparando-a para novos desafios e oportunidades no mercado hoteleiro.
“Mais que uma simples atualização visual, a nossa nova identidade incorpora a essência da Bensaude Hotels – o nosso espírito pioneiro, o nosso compromisso inabalável com a hospitalidade e a nossa profunda ligação aos Açores”, começa por explicar Nuno Pavão Borges, diretor de Comunicação e Marketing do Grupo Bensaude.
“O processo de rebranding envolveu uma extensa pesquisa, incluindo um exame completo da história da empresa, valores e expectativas. A nova identidade da marca capta o espírito do “Explorador/Cuidador” – uma referência ao legado visionário do seu fundador, Vasco Bensaude, e ao cuidado genuíno que a empresa dedica aos seus hóspedes”, continua.
O rebranding da Bensaude Hotels inspirou-se nas rotas marítimas que unem os Açores a Portugal Continental, à Europa e ao Continente Americano. Evoca a força do oceano Atlântico e aos laços que cria entre pessoas, culturas e territórios.
O elemento central é um traço fluido que simboliza o movimento do mar e a ligação dos Açores ao mundo. Este traço, presente entre as letras do logotipo, torna-se um elemento único e proprietário da marca.
Elegante e clássica, a tipografia principal transmite herança e prestígio, ao passo que a tipografia secundária, moderna e sóbria, reflete contemporaneidade.
A inclusão do statement “Since 1935”, reforça a herança, o legado histórico e o prestígio do fundador, Vasco Bensaude.
A cor azul escura, inspirada no oceano, representa a importância, a qualidade, a estabilidade e a confiança da Bensaude Hotels.
O ícone da marca passa a ser uma estrela dinâmica e elegante, símbolo das rotas marítimas e do requinte da cadeia hoteleira, que mantem o nome Bensaude na sua designação, capitalizando a história, carisma e autenticidade do fundador e do grupo, Vasco Bensaude.
Com esta denominação, o grupo hoteleiro passa a ser mais sintético na sua designação, sem nunca perder o valor histórico dos 90 anos, a autenticidade e o carisma visionário.
“A palavra “Hotels” comunica coletivo. Acreditamos que a referência a “Collection”, que deixámos cair, remetia para um pequeno número de hotéis, o que na fase atual de expansão nos parece redutor”, conclui Nuno Pavão Borges.
“O sucesso deste projeto deveu-se em grande parte à dinâmica de trabalho e ao tipo de relação que se construiu entre a Saint Pirate e o cliente Bensaude Hotels – proximidade e espírito colaborativo; profundidade na busca e partilha de informação sobre o DNA da empresa e, finalmente, a liberdade criativa que nos foi dada desde o início. A Saint Pirate preocupou-se em comunicar 3 eixos centrais nesta identidade visual de marca: vocação atlântica que a empresa tem ; o espírito cosmopolita e o lado emocional, através do conceito verbal de marca também criado pela Saint Pirate”, explica Miguel Bacelar, CEO e Founder da Saint Pirate.
Com este rebranding, a Bensaude procura elevar o seu perfil no mercado nacional, atrair novos hóspedes e fortalecer ainda mais a sua reputação de excelência.
Fundada em 1935 com o icónico Hotel Terra Nostra, hoje Terra Nostra Garden Hotel, a Bensaude Hotels conta com dez propriedades únicas em todo o território nacional. Oferece uma gama diversificada de experiências, desde hotéis históricos a modernos resorts.
A Bensaude Hotels é, atualmente, o mais notório grupo hoteleiro açoriano. Composto por seis hotéis na ilha de S. Miguel – Grand Hotel Açores Atlântico, Terra Nostra Garden Hotel, Caloura Hotel Resort, Hotel Marina Atlântico, S. Miguel Park Hotel e NEAT Hotel Avenida –, dois na ilha Terceira – Terceira Mar Hotel e Hotel do Caracol –, um na ilha do Faial – Hotel do Canal –, e um em Lisboa – Hotel Açores Lisboa, soma um total de dez hotéis.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores