De acordo com o “Ciência Vitae”, (Plataforma Europeia de Registo Científico), a minha Grande Área e “Domínio de Atuação” é: “Ciências Sociais – Ciências da Educação” e “Humanidades – Filosofia, Ética e Religião”.
JUSTA HOMENAGEM
AO SR. JOÃO FRANCISCO CARVALHO PEREIRA,
Funcionário da Câmara Municipal de Ponta Delgada
No dia 30 de dezembro de 2024, ao descer uma Rua, quase central na nossa Cidade de Ponta Delgada, chamou-me a atenção o modo excecionalmente diligente, trabalhador e cuidado de um Sr. que estava, muito ocupado, com a limpeza da Rua, das ruas. O seu zelo chamou-me particularmente a atenção e como Cidadão não hesitei em perguntar-lhe o Nome. Entre a ocupação e a educação em dar-me atenção fiquei a saber que era – é – o Sr. João Francisco Carvalho Pereira, a quem presto a minha Homenagem como Cidadão desta Terra e desta Cidade de Ponta Delgada, nestes Açores. Na conversa, breve, que mantive, tal era o empenho no trabalho, – mas intensa e muito elucidativa -, ficou claro que se trata de um Jovem Adulto muito bem formado como Pessoa e habilitado para a função de Assistente Operacional, na Área da Limpeza, como revelou, pude de imediato Avaliar, e constatar na sua Pessoa, excelentes qualidades humanas, capacidade de comunicação, sentido dos direitos e dos deveres, sentido do que é capaz, e rara capacidade de Discernimento, qualidade tão enaltecida, nas Pessoas, por S. João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Revelou qualidades que o habilitam, seguramente, para várias funções, atividades e profissões. Sem nunca se exibir, isso tornou-se-me evidente.
Como Pessoa, Cidadão e Profissional exaro a minha Homenagem e público Louvor, e Reconhecimento, ao Senhor João Francisco Carvalho Pereira como mui Digno Funcionário da Câmara Municipal de Ponta Delgada. Atribuo-lhe a Classificação Máxima, com Distinção e Louvor.
Desde a Época clássica grega que as Pessoas que se dedicam à Limpeza da Cidade são merecedoras da mais alta distinção e consideração. Saber que a nossa Câmara Municipal de Ponta Delgada tem Funcionários de tão elevada Categoria Humana, Educação e Formação Profissional é, para mim, razão de imensa satisfação e regozijo.
Saibamos todos ajudar a termos uma Cidade Limpa, com o Zelo e Dedicação do Senhor João Francisco Carvalho Pereira. Que Dignidade e Exemplo, a seguirmos. Bem-Haja.
A Cidadania Democrática também se exerce na nossa Palavra em Homenagem e Louvar de quem, com grande humildade e elevada Profissionalismo, se entrega, com Dedicação, Orgulho e Zelo em tudo fazer para contribuir para a Limpeza das ruas da nossa Cidade, certamente como muitos outros Colegas de trabalho, a quem é preciso dar visibilidade, aliás, não é a primeira vez que o faço, em relação a outros funcionários. São nas funções aparentemente mais humildes que encontramos a maior Grandeza. Saber ordenar os Valores está ao alcance de poucos. Precisamos de Cidadãos que saibam reconhecer o Valor de quem o tem, de quem é, e de quem exerce as suas atividades para o Bem Comum, muitas vezes no aparente anonimato, onde do melhor acontece. Aqui fica uma Justa Homenagem ao Senhor João Francisco Carvalho Pereira, Assistente Operacional de Limpeza, Funcionário da Câmara Municipal de Ponta Delgada. Todos somos poucos para Cuidar da Limpeza e bom ambiente, humano e paisagístico, da nossa Cidade e Concelho de Ponta Delgada. Há Gestos que Cuidam.
Ponta Delgada, 26 de março de 2025
Com os meus respeitosos cumprimentos,
Emanuel Oliveira Medeiros
Fotografia publicada no Facebook (autoria não identificada, mas idónea)
Perspetiva do Jardim Padre Sena Freitas, na Cidade de Ponta Delgada.
A Páscoa é o Centro e Essência da Fé Cristã
Este é o Tempo de preparação para a Páscoa e Paixão de Cristo. A Páscoa é o Centro da Fé Cristã e Católica. Cristo carregou uma Cruz com os nossos pecados e maldade, de todos os tempos e humanidade, de todos os tempos. Mas o Sagrado Corpo de Cristo transformou a Cruz em Luz, Luz Pura e Imaculada, da Ordem do Sobrenatural, que pode habitar o nosso Coração e o nosso Espírito. Só a Santa Cruz de Cristo, Cristo, Ele mesmo, nos protege de todo o Mal. Só Deus nos pode ajudar a não cair na tentação e livrar-nos do Mal, como Rezamos nas últimas duas petições do Pai Nosso, tão bem explicado num dos livros “Jesus de Nazaré” (Bento XVI) e no livro “Pai Nosso” (Papa Francisco). É tempo de Oração, Conversão e Penitência, em Misericórdia. Meditemos na Luz e ação das três Virtudes Teologais (que promanam de Deus): Fé, Esperança e Caridade, em Cristo e nos irmãos, no nosso Próximo. Meditemos no Privilégio que Cristo conquistou para nós, a de “Filhos de Deus”. “Todos, Todos, Todos” (Papa Francisco, nas JMJ, em Portugal, 2023).
Ponta Delgada, 24 de março de 2024,
Emanuel Oliveira Medeiros
Da Santa Cruz nasce a Luz da Ressurreição.
Fotografia publicada no Facebook. (autoria não identificada, mas idónea)
SANTO PADRE, PAPA FRANCISCO
Santo Padre, Papa Francisco. Muito Obrigado pela sua mensagem de “Esperança”, uma Virtude Teologal. Que Deus lhe dê muita saúde, para si, para a Igreja Católica e para o Mundo. Que neste Tempo, de longa meditação, após um confronto difícil, e muito duro, com a Doença que Deus o Ilumine e lhe dê muito Discernimento para falar ao Mundo, não o que o Mundo quer ouvir, mas o que Jesus Cristo, em Igreja Católica, tem para dizer ao Mundo e Permanecer. Que o Divino Espírito Santo o Ilumine para Doutrinar o Mundo não para a porta larga, mas para a Porta Estreita, que encontramos nos três dias da Santa Páscoa e que se renovam em cada um dos dias das nossas vidas, uma Luz Poderosa que emana e promana da Santa Cruz. Do Caminho Doloroso vem o Caminho Glorioso. Da Santa Cruz nasce a Luz da Ressurreição.
Ponta Delgada, 24 de março de 2025,
Emanuel Oliveira Medeiros
PAPA FRANCISCO E PAPA EMÉRITO BENTO XVI,
A BELEZA DOS DOIS BISPOS VESTIDOS DE BRANCO
Que Humildade, o Papa Francisco, humilde, a beijar as mãos do Papa Emérito Bento XVI, humilde. Quando os vi juntos, os dois Bispos, vestidos de Branco, lembrei-me de S. Pedro e S. Paulo, e, aí, apaziguei a Dor e houve Luz de Compreensão da Razão. A Genialidade de Bento XVI fez-me regressar ao Tempo da Origem do Cristianismo, ao Caminho – assim foi a designação, inicial, do Cristianismo -, com Cristo, O Fundador da Igreja Católica, O Verdadeiro, e Supremo, Pastor, Universal, da Santa Igreja Católica. A Igreja dos Homens até podia ficar em ruínas, mas em Cristo tem o Fundamento e o Fermento para a fazer, Renascer, Sempre. Cristo disse de Si Mesmo: “Eu Sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”. FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE, as três Virtudes Teologais.
Ponta Delgada, 24 de março de 2025,
Emanuel Oliveira Medeiros
Fotografia publicada no Facebook. (autoria não identificada, mas idónea)
Emanuel Oliveira Medeiros*
Professor Universitário
Universidade dos Açores
- Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia da Educação Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas