Edit Template

Cinco formandos da Escola Turística postos hoje à prova em Restaurante e Bar

É já hoje e amanhã que decorre a 3.ª e última etapa do concurso interno “À Prova”, promovido pela Escola de Formação Turística dos Açores (EFTAZORES), onde cinco formandos(as) das áreas de cozinha/pastelaria e de restaurante/Bar irão dar o seu melhor para conquistar o primeiro lugar.
A final do À Prova, na área de restaurante/bar (hoje), consiste na elaboração de um cocktail de assinatura e numa prova cega, tendo cada formando(a), no caso do primeiro, três horas para preparar a receita.
Amanhã, decorrerá a avaliação na área de cozinha, durante a qual cada concorrente deverá confecionar um prato assinatura, em três horas e meia, e realizar uma prova estafeta, que consiste em preparar um molho holandês, cozinhar uma omeleta simples ou composta e sabayon como sobremesa, tendo para o efeito sete minutos para finalizar cada preparado.
Em qualquer dos casos, cada concorrente terá de enviar ao Presidente do Júri a ficha técnica das receitas que irão elaborar, com cinco dias de antecedência.
Os prémios do concurso À Prova são aliciantes.
O 1.º prémio para cozinha/pastelaria e restaurante/bar consiste num estágio, com a duração de cinco dias, na Madeira, no Restaurante Desarma, classificado com uma * Michelin, chefiado pelo Chefe Octávio Freitas, e alojamento no hotel de cinco estrelas Four Views.
O 2.º prémio corresponde a um estágio de quatro dias no restaurante Bioma, chefiado pelos Chefes Rafael Ávila e Franco Pinilla, situado na ilha do Pico, incluindo também alojamento para os(as) formandos(as) de cozinha/pastelaria e restaurante/bar.
O 3.º prémio é um estágio, no caso de cozinha/pastelaria no restaurante Ötaka e na área de restaurante/bar no bar RésVés.
O júri do concurso À Prova na área de cozinha/pastelaria é constituído pelo Presidente João Fevereiro (Frondoso), pelos chefes Paulo Freitas e Rui Medeiros (Anfiteatro), pela Chefe pasteleira Ângela Chaves (Vila Galé) e por Francisco Costa (Ötaka).
Na área de restaurante/bar, o júri terá como Presidente Gonçalo Soares (Nine Dots), Hermano Cabral (RésVés), a Chefe de Sala Patrícia Sousa e Diogo Amaral (Anfiteatro).
A primeira fase do concurso À Prova contou com 13 concorrentes da área de cozinha/pastelaria, que tiveram de confecionar um prato identidade.
Os 11 concorrentes da área de restaurante/bar fizeram um cocktail clássico. Para a segunda fase do concurso apenas foram dez os apurados de cada área, que tiveram de confecionar uma receita mediante um cabaz surpresa tanto na área de cozinha/pastelaria como na de restaurante/bar.
O principal objetivo do concurso interno À Prova é a promoção da competição saudável entre os(as) formandos(as) da EFTAZORES, enquanto colocam em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do seu processo formativo.
A disputa tem sido muito renhida, tendo alguns formandos surpreendido o júri com o seu talento e capacidade de inovação, conclui nota da organização.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores