É já hoje e amanhã que decorre a 3.ª e última etapa do concurso interno “À Prova”, promovido pela Escola de Formação Turística dos Açores (EFTAZORES), onde cinco formandos(as) das áreas de cozinha/pastelaria e de restaurante/Bar irão dar o seu melhor para conquistar o primeiro lugar.
A final do À Prova, na área de restaurante/bar (hoje), consiste na elaboração de um cocktail de assinatura e numa prova cega, tendo cada formando(a), no caso do primeiro, três horas para preparar a receita.
Amanhã, decorrerá a avaliação na área de cozinha, durante a qual cada concorrente deverá confecionar um prato assinatura, em três horas e meia, e realizar uma prova estafeta, que consiste em preparar um molho holandês, cozinhar uma omeleta simples ou composta e sabayon como sobremesa, tendo para o efeito sete minutos para finalizar cada preparado.
Em qualquer dos casos, cada concorrente terá de enviar ao Presidente do Júri a ficha técnica das receitas que irão elaborar, com cinco dias de antecedência.
Os prémios do concurso À Prova são aliciantes.
O 1.º prémio para cozinha/pastelaria e restaurante/bar consiste num estágio, com a duração de cinco dias, na Madeira, no Restaurante Desarma, classificado com uma * Michelin, chefiado pelo Chefe Octávio Freitas, e alojamento no hotel de cinco estrelas Four Views.
O 2.º prémio corresponde a um estágio de quatro dias no restaurante Bioma, chefiado pelos Chefes Rafael Ávila e Franco Pinilla, situado na ilha do Pico, incluindo também alojamento para os(as) formandos(as) de cozinha/pastelaria e restaurante/bar.
O 3.º prémio é um estágio, no caso de cozinha/pastelaria no restaurante Ötaka e na área de restaurante/bar no bar RésVés.
O júri do concurso À Prova na área de cozinha/pastelaria é constituído pelo Presidente João Fevereiro (Frondoso), pelos chefes Paulo Freitas e Rui Medeiros (Anfiteatro), pela Chefe pasteleira Ângela Chaves (Vila Galé) e por Francisco Costa (Ötaka).
Na área de restaurante/bar, o júri terá como Presidente Gonçalo Soares (Nine Dots), Hermano Cabral (RésVés), a Chefe de Sala Patrícia Sousa e Diogo Amaral (Anfiteatro).
A primeira fase do concurso À Prova contou com 13 concorrentes da área de cozinha/pastelaria, que tiveram de confecionar um prato identidade.
Os 11 concorrentes da área de restaurante/bar fizeram um cocktail clássico. Para a segunda fase do concurso apenas foram dez os apurados de cada área, que tiveram de confecionar uma receita mediante um cabaz surpresa tanto na área de cozinha/pastelaria como na de restaurante/bar.
O principal objetivo do concurso interno À Prova é a promoção da competição saudável entre os(as) formandos(as) da EFTAZORES, enquanto colocam em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do seu processo formativo.
A disputa tem sido muito renhida, tendo alguns formandos surpreendido o júri com o seu talento e capacidade de inovação, conclui nota da organização.