Edit Template

PCP/Açores diz que Plano e Orçamento vão agravar desigualdades sociais e critica processo Azores Airlines

Em reação ao Plano e Orçamento dos Açores para 2026, o PCP/Açores, através de nota de imprensa, refere que, com este Plano e Orçamento, o Governo Regional deu “continuidade à política de direita que falha nas respostas às necessidades dos açorianos e que persiste no aumento das desigualdades sociais”.
Para os comunistas açorianos, reunidos em Angra na passada terça-feira), “mantém-se uma política de baixos salários e de pensões insuficientes, assim como o drama da precariedade laboral, que condiciona em particular o futuro dos jovens trabalhadores e, em consequência, o da Região”.
Como ainda é dito no mesmo comunicado, “O Governo optou por um enunciado de intenções que dificilmente se concretizarão, como é o caso do PRR, pretendendo realizar em seis meses aquilo que não fizeram nos últimos anos, seja na habitação ou noutras áreas”.
O PCP/Açores argumentam que “as respostas insuficientes das funções sociais do Estado e da região em áreas como a saúde, a educação e, na prática, quase todos os domínios da administração pública, devido à falta de meios dos diversos serviços, contribuem para agravar estas dificuldades”.
Ainda sobre a análise ao Plano e Orçamento, o PCP dos Açores considera que o documento desvaloriza o setor produtivo, “cortando apoios e pagando-os tarde e a más horas, seja na agricultura ou nas pescas”, apontando que “a concretização deste Plano e Orçamento só é possível graças à convergência do Chega e à passividade do PS”.
A privatização da Azores Airlines foi outra das matérias que mereceu contundentes críticas por parte da estrutura regional do PCP: ““No que respeita à SATA, se o plano avançar nos moldes em que foi anunciado, os açorianos irão pagar durante muitos anos a dívida da SATA e terão menos mobilidade”, alertou o partido, enquadrando o processo em curso na “obsessão de privatizar tudo o que for possível, escondendo as consequências que isso terá na vida dos açorianos”.
Ainda sobre esta matéria, o PCP/Açores entende que o adiamento solicitado de privatização da Azores Airlines “poderia e deveria ser aproveitado para negociar de forma séria e verdadeiramente empenhada com a União Europeia”, no sentido de “proteger a SATA, esclarecendo a unicidade da sua função enquanto companhia aérea de uma região ultraperiférica”.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores